Olá! Sou Luciana Veríssimo e estarei aqui uma vez ao mês apresentando a vocês os ÚLTIMOS REFÚGIOS, áreas verdes, protegidas ou não, que são a morada de espécies de plantas e animais, muitas ameaçadas e endêmicas e que cumprem um papel importantíssimo na manutenção da vida no planeta. Além de serem historicamente local de moradia de muitas comunidades tradicionais e que tem ao longo dos séculos lutado para manter suas tradições vivas.
E neste segundo artigo falaremos do Monumento Natural da Península de Siribinha (MONAPS), que está localizado no Município de Conde-Ba e inserido dentro da APA do Litoral Norte, a 200km de Salvador, capital do Estado.
Integrante do grupo de Proteção Integral, o Monumento Natural (MONA) tem como objetivo básico preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica e pode ser constituído por áreas particulares, tendo a visitação pública sujeita às condições e restrições estabelecidas no plano de manejo da unidade, às normas estabelecidas pelo órgão responsável por sua administração e àquelas previstas em regulamento (SNUC, 2000).
A criação de Unidades de Conservação (UC) tem se tornado importante instrumento de proteção aos recursos ambientais no país, frente ao desenfreado avanço antrópico sobre ambientes naturais. Sendo assim, a criação de uma nova Unidade de Conservação no Brasil nos dá motivo pra comemorar.
Criado em julho de 2020 com o objetivo de proteger o grande e preservado Estuário do Rio Itapicuru, possui uma grande área de manguezal e outros remanescentes de Mata Atlântica, que são morada de espécies de aves como o ameaçado Periquito-da-Cara-suja e Gavião-caranguejeiro, além de ocorrências esporádicas para o Peixe-boi, mamífero muito ameaçado e que utiliza os estuários para descanso e alimentação.
O seu potencial cênico, torna o MONAPS um grande atrativo para amantes do turismo ecológico, fazendo com que ele já tenha entrado como roteiro de Birdwatching, turismo de observação de aves, fomentando o turismo de Base Comunitária e geração de renda local através de contratação de barqueiros, guias de birdwatching locais, donos de pequenas hospedarias e restaurantes.
Pesquisas científicas relacionadas a fauna e cultura local já vem sendo desenvolvidas por equipes multidisciplinares da Universidade Federal da Bahia nesta Unidade de Conservação, subsidiando assim o planejamento de ações para conservação e manejo da natureza.
Não deixem de conhecer! Até o próximo Últimos Refúgios!
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 21° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 34°
Parcialmente nublado