Com sede nas regiões Sul e Sudeste, as principais fabricantes de veículos do país se uniram para evitar a prorrogação de incentivos fiscais para montadoras instaladas no Nordeste e Centro-Oeste. Os principais alvos são a Stellantis - dona das marcas Fiat, Peugeot, Citroën e Jeep, essa última com fábrica em Goiana (PE), inaugurada em 2015 - e a BYD - empresa chinesa de carros elétricos que vai se instalar em Camaçari, na Bahia, na sede da antiga Ford. O Governo da Bahia, aliás, vai assumir a propriedade do complexo fabril.
Segundo informações publicadas no Estadão, as montadoras do Sul e Sudeste não se conformam porque a Stellantis já detém 31,5% das vendas de automóveis e comerciais leves do país. E o maior problema seria a fábrica de Pernambuco que produz modelos de maior valor agregado, como utilitários esportivos (SUVs) e picapes.
As montadoras dessas regiões distribuíram um relatório para os deputados e fizeram um lobby fortíssimo que resultou na retirada do artigo da reforma tributária que prorrogava os incentivos para a indústria automobilística.
O lobby das empresas do Sul e Sudeste visa principalmente a Stellantis, mas também a fabricante de autopeças Moura, em Pernambuco, as fábricas da Caoa/Chery e HPE/Mitsubishi, em Goiás, e a BYD, que vai se instalar na Bahia e será a maior fábrica de carros elétricos do país.
As montadoras garantem que não são contra a vinda de fabricantes ao Brasil para desenvolver novas tecnologias, como a chinesa BYD. Mas afirmam que, sem os incentivos da região, as empresas não viriam para o Nordeste.
Cultura popular Exposição de Mestre Bule Bule apresenta história de Camaçari em versos de cordel
Violência Mulher sofre tentativa de feminicídio diante dos quatro filhos em Camaçari
Operação Hybris Polícia Civil faz operação e apreende munições em condomínio de luxo em Camaçari
Camaçari Homem fica preso às ferragens e bebê de 5 meses está entre vítimas de acidente na Estrada da Cetrel
Camaçari ACM Neto defende liberdade do eleitor e critica tentativa de tutelar voto: 'Não dá para brigar com a vontade do povo'
Camaçari Corpo de jovem desaparecido na praia de Guarajuba é encontrado em Vila de Abrantes