O Parque da Cidade de Mata de São João se transformou nesta terça-feira, 05 de dezembro, em um grande polo de conhecimento e encantamento com a realização do "PicNic" Literário, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (SEDUC), com centenas de alunos da educação infantil da rede municipal.
As tendas intituladas de estações estão abrigando ao longo de toda a programação, atividades com contações de história, cantigas, jogos literários, parlendas, trava línguas, fantoches e outras. O professor de teatro Robson Cartaxo, encantou as crianças com a interpretação da História Chico Rei. "As crianças ficam fascinadas com cada ponto da história e interagem mais ainda quando a gente traz as músicas, pois é um universo familiar para eles, afinal, em sala de aula trabalhamos muito com a parte musical", afirmou.
Gerentes Pedagógicas da SEDUC, Denise Guimarães e Ana Cláudia Oliveira demonstraram satisfação com a edição do evento na Sede, destacando o sucesso que foi a ação no Litoral, nos dias 28 e 29/11. "É uma proposta inovadora que visa despertar o gosto pela leitura desde a primeira infância", informou Denise. "A realização do PicNic é a culminância de tudo que foi realizado ao longo do ano nas escolas", concluiu.
Para Ana Cláudia Oliveira, avalia que é fantástico e encantador testemunhar o envolvimento das crianças com o mundo da literatura. "Começar esse trabalho na primeira infância é a base de todo o processo de ensino/aprendizagem. Estou com os olhos brilhando com o entusiasmo dos nossos meninos", refletiu.
Sendo aberto também para a comunidade que transita pelo Parque da Cidade, o evento contemplou também o adolescente Felipe Teixeira, 13 anos. Acompanhado da mãe Jacinalva, ele mostrou duas obras que está lendo atualmente, são elas: "A garota do lago" e "Os últimos jovens da terra". O gosto desenvolvido por ele pela leitura nasceu em casa e tem sido estimulado na Escola Maria Odília Vasconcelos. "Minha mãe sempre pegou no meu pé para deixar o celular um pouco de lado e ler mais. Na escola também eu leio bastante e gostei muito desse evento. Vou levar mais um livro pra casa", disse ele.
O PicNic segue ao longo desta terça-feira e será finalizado amanhã, 06/12, com mais estudantes.
Era Uma Vez…Brasil Estudantes de Camaçari e Mata de São João vivenciam história da Independência da Bahia em projeto de imersão cultural
Rito Cívico Mata de São João abre celebrações do 2 de Julho com revezamento do Fogo Simbólico
3 e 4 de julho Ceia Profética 2026 chega à 2ª edição e deve reunir milhares de fiéis em Praia do Forte
Nesta terça (30) Mais de 100 atletas participam do revezamento do Fogo Simbólico do 2 de Julho em Mata de São João
Mata de São João Prefeito Bira faz balanço positivo do São João de Mata e destaca organização da cidade
Mata de São João BPATAMO apreende drogas, simulacro de arma e prende suspeito durante ação em Curralinho