Segunda, 15 de Julho de 2024 06:03
(71) 99663.6360
Camaçari Camaçari

Corrida 2 de Julho teve a participação de 1500 corredores

O evento atraiu mais de mil atletas amadores e profissionais

03/07/2024 10h23
Por: Redação Fonte: CN1
Tiago Pacheco/Ascom PMC
Tiago Pacheco/Ascom PMC

Desafio, superação, conquista e solidariedade. É como se pode caracterizar a 34ª edição da tradicional Corrida 2 de Julho, realizada nesta terça-feira (2/7) em celebração ao Dia da Independência da Bahia, que este ano comemora 201 anos. O evento, idealizado pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), atraiu mais de mil atletas amadores e profissionais, e se destacou também pelo cunho social, arrecadando mais de 5 toneladas (t) de alimentos não perecíveis, por meio da inscrição solidária, que serão destinados a pessoas carentes do município.

O titular da pasta do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), Luciel Neto, destacou a importância do evento. "Tivemos uma média de 1.500 pessoas participando da corrida e, pra gente, é uma emoção muito grande. Essa, que é a maior corrida de rua do município, onde reunimos jovens, adultos, pessoas com deficiência, entre amputados e cadeirantes, além dos atletas profissionais e amadores. E a gente agradece todo apoio e participação da comunidade, que demonstrou espírito de solidariedade com o bem-estar coletivo", ressaltou o secretário.

Luciel Neto

Da cidade baiana de Várzea Nova direto para Camaçari, o atleta profissional de corrida Inácio Souza Vieira, 36 anos, chegou em 1º lugar na categoria masculino. Bastante conhecido por suas participações em provas de rua, ele falou da gratidão pela conquista de mais um pódio, ao finalizar o percurso de 5 quilômetros (km) no tempo de em 13 minutos e 59 segundos. "Mais um ano correndo, são 19 ao todo. E dessa forma vou deixando minha marca registrada e sigo competindo. É sempre um prazer participar desse evento em Camaçari, a organização está de parabéns".

Na categoria feminino, direto do município de Santo Antônio de Jesus, o 1º lugar ficou com a jovem de 29 anos, Jeane Barreto, que fez o tempo de 15 minutos e 54 segundos. "Essa é a primeira vez que participo desta corrida, e achei o percurso maravilhoso, amei. Para mim, foi uma satisfação imensa, pois consegui bater meu recorde pessoal". Em 2023, ela foi a 5ª melhor na famosa Corrida São Silvestre, e ficou entre a 11ª no ranking geral da prova.

A inclusão é uma das marcas presentes na Corrida 2 de Julho. Como ficou comprovado por Valdelice Ferreira, 50 anos, que conquistou o 1º lugar na categoria especial feminino PcD (cadeirante), com o tempo de 32 minutos e 06 segundos. "As pessoas com deficiência [PcD], simplesmente, querem respeito, visibilidade, mostrar que são capazes, e que podem estar em qualquer lugar. A Prefeitura de Camaçari promove essas questões ao realizar essa corrida", pontuou a competidora, moradora do bairro São Vicente.

Expressando gratidão pela sua história de superação, o gestor de segurança Clebson Ferreira, 43 anos, finalizou a corrida em 3º lugar, com tempo de 1 hora, com muita garra na categoria especial masculino PcD (amputado). "Há cinco anos, nesse mesmo ponto de largada da corrida, eu me acidentei e perdi a perna direita. Agora, estou aqui, participando da primeira competição, exatamente no local do acidente, e pude superar esse trauma. Tenho certeza que essa é só a primeira de muitas outras corridas que irei travar", compartilhou emocionado o competidor.

Clebson Ferreira

Também entre os concluintes da prova, estava a costureira Edleuza Maria, 56 anos. Bastante animada, ela disse que, "vim fazer todo o trajeto em companhia das minhas amigas. Sabia que não chegaria entre as primeiras colocadas, mas a participação valeu à pena. É muito bom praticar esporte, ainda mais num evento como esse: perto de casa e bem organizado", comentou a moradora do bairro Renascer (Phoc II).

Com percurso aproximado de 5 km para corrida e 2,5 km para caminhada, e, aproximadamente, 2 horas de duração, a Corrida do 2 de Julho teve largada e chegada na Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães, no Centro. A prova, destinada para pessoas de ambos os sexos, foi dividida nas categorias (masculino e feminino) distribuída em 11 grupos de faixa etária (16 – 19 / 20 - 24 / 25 - 29 / 30 – 34 / 35 – 39/ 40 - 44 / 45 – 49 / 50 -54 / 55 – 59 / 60 – 64 e acima de 65 anos); além da especial para pessoas com deficiência (PcD) masculino e feminino (membros superior e inferior), sendo que a faixa etária foi única. Ao final da prova, todos os inscritos foram contemplados com medalha de participação.

A Corrida do 2 de Julho deste ano não apenas comemorou uma data histórica importante para a Bahia, mas também reforçou o compromisso de Camaçari com a promoção do esporte, da solidariedade e da inclusão social, demonstrando como o esporte pode ser um poderoso meio de unir a comunidade e promover valores essenciais, celebrando a história e construindo um futuro mais inclusivo, solidário e capaz.

Também estiveram presentes no evento, o vice-prefeito, José Tude; o presidente da Câmara Municipal de Camaçari, Flávio Matos; além de secretários municipais, vereadores e demais autoridades locais.

O evento contou ainda com o apoio institucional das secretarias de Governo (Segov), por meio da Coordenação de Eventos; dos Serviços Públicos (Sesp); do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur); da Saúde (Sesau); e da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT); além do Corpo de Bombeiros Militar; da Polícia Militar; e do Tiro de Guerra.

Confira abaixo o resultado dos três primeiros colocados nas categorias geral masculino, feminino e PcD (masculino e feminino membros superior e inferior). Os demais resultados por faixa etária masculino e feminino, bem como as outras colocações, podem ser conferidos através deste link.

Geral Masculino
1º – Inácio Souza Vieira
2º – Antônio Carlos de Jesus Borges
3º – Elton dos Santos da Silva

Geral Masculino PcD (membro superior)
1º – Erico Rodrigues Santos
2º – Jânio Alves Vieira
3º – Antônio Bonfim de Oliveira

Geral Masculino PcD (membro inferior)
1º – Carlos Costa Pinho
2º – Kleber dos Santos Alves
3º – Clebson Ferreira Vieira

Geral Feminino
1º – Jeane Barreto dos Santos
2º – Marli dos Santos
3º – Carla Santana Alves de Amorim

Geral Feminina PcD (membro superior)
1º – Maria Cremilda S. Alemida
2º – Valdeisa Ribeiro da Silva
3º – Andreia Lima Ferreira

Geral Feminina PcD (membro inferior)
1º – Valdelice de Melo Ferreira
2º – Sueli de Fatima
3º – Ana Julia Souza Carvalho

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Mata de São João, BA
Atualizado às 05h03
25°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 28°

26° Sensação
0.69 km/h Vento
87% Umidade do ar
100% (1.38mm) Chance de chuva
Amanhã (16/07)

Mín. 19° Máx. 28°

Chuva
Amanhã (17/07)

Mín. 19° Máx. 28°

Chuvas esparsas