O projeto de lei (PL 302/2023) que proíbe o uso de celulares nas escolas de Salvador foi aprovado. O PL passou pela Câmara de Vereadores da cidade, foi votado e aprovado nesta terça-feira (17). Após a aprovação, o próximo passo é seguir para administração municipal.
O PL é de autoria do vereador André Fraga (PV) e proíbe o uso de qualquer dispositivo eletrônico com acesso à internet nas salas de aula e demais áreas das escolas. Caso a medida seja sancionada pelo prefeito, ela valerá para as escolas públicas e privadas, indo da educação infantil até o ensino médio.
A exceção para o uso desses dispositivos será para atividades com objetivos pedagógicos. Os alunos com deficiência ou condições de saúde que necessitem de acompanhamento médico também terão passe livre para utilização dos celulares, desde que se comprove a necessidade e o uso seja autorizado pelos pais ou responsáveis.
De acordo com o texto do PL, as escolas deverão colocar placas informando sobre a proibição, detalhando as regras de uso, e punir os infratores conforme regulamento próprio ou cartilhas. Os celulares poderão ser guardados nas mochilas dos alunos, em modo silencioso ou desligados.
Segurança Pública Operação Malhas da Lei prende 1.165 pessoas em 40 dias na Bahia
Rodovias Federais Radar de velocidade média tem testes suspensos pela ANTT; entenda
Falsificação Anvisa determina apreensão de três lotes falsificados de medicamento contra câncer
Saúde Chikungunya explode na Bahia e casos aumentam 364,9% em 2026
Fiscalização Senacon inicia operação contra possíveis abusos nos combustíveis; Bahia está entre os estados com maior alta
Violência Chaveiro é assassinado a tiros dentro de estabelecimento em bairro nobre de Salvador