O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Defesa Civil Nacional entrou em nível laranja (alerta) e iniciou contato diário com agências de monitoramento e Defesas Civis estaduais e municipais. O órgão avaliou que há alta probabilidade de enxurradas e alagamentos temporários em Salvador, com risco de inundações urbanas devido a áreas com “drenagem deficiente”.
“Por determinação do presidente Lula, estamos, por meio da Defesa Civil Nacional, mantendo contato constante com os governos estaduais de Minas Gerais, São Paulo e Bahia, além das prefeituras das cidades desses estados que foram afetadas pelas fortes chuvas nos últimos dias”, disse o ministro Waldez Góes, que também mencionou já ter conversado com o governador Jerônimo Rodrigues.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve a Bahia em alerta laranja, devido a riscos como interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas, causados pelas chuvas.
A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) informou ocorrências em 65 cidades baianas até as 18h de segunda-feira, 13. O órgão registrou 236 desabrigados, 878 desalojados e 2 feridos no estado. Os municípios de Jaguaquara, Maiquinique, Itajuípe e Floresta Azul estão em situação de emergência.
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsas