Domingo, 16 de Março de 2025 03:17
(71) 99663.6360
Geral Pelourinho

Frei alerta para golpe com pedidos de doação após desabamento de igreja

Forro da nave central da Igreja de São Francisco de Assis, no Pelourinho, desabou, matando uma pessoa e ferindo outras cinco

08/02/2025 10h12
Por: Redação Fonte: Correio 24h
Divulgação Codesal
Divulgação Codesal

O frei Lorrane Clementino, da Ordem Primeira de São Francisco, alertou nesta sexta-feira (7) para um golpe nas redes sociais que está pedindo dinheiro para a reconstrução da igreja após o desabamento do teto que matou uma pessoa e feriu outras cinco, em Salvador, na última quarta (5).

Segundo o religioso, um perfil que tem um nome parecido com o da igreja foi flagrado comentando em postagens sobre o acidente e solicitando doações. Uma das mensagens dizia: "Vamos precisar de ajuda pra reforma".

A igreja, no entanto, nega que esteja pedindo dinheiro e que o capital necessário para a reforma será captado junto aos órgãos competentes. "Acho que atitudes como essa [se aproveitar de tragédias] é falta de humanidade", disse o frei Lorrane Clementino.

Nesta sexta, peritos foram novamente ao local, para coletar provas e ajudar na investigação das causas do acidente. A igreja, que cobrava R$ 10 para visitação antes do desabamento, continua interditada pela Defesa Civil. Dois inquéritos foram abertos para investigar o caso: um pela Polícia Federal e outro pela Polícia Civil.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) anunciou que o prédio passará por obras emergenciais. A confirmação foi dada também nesta sexta-feira (7). Segundo o órgão, vinculado ao Ministério da Cultura (MinC), a contratação de obras emergenciais será por meio de dispensa de licitação.

Os trabalhos na chamada 'Igreja de Ouro' englobarão o escoramento, a estabilização, o acesso e a segurança do monumento e dos trabalhadores envolvidos. O Ministério Público Federal (MPF) havia recomendado que o Iphan e a Ordem Primeira de São Francisco adotassem medidas emergenciais após o desabamento do teto da Igreja.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Mata de São João, BA
Atualizado às 02h06
22°
Tempo limpo

Mín. 22° Máx. 35°

23° Sensação
0.15 km/h Vento
96% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (17/03)

Mín. 22° Máx. 33°

Chuvas esparsas
Amanhã (18/03)

Mín. 22° Máx. 31°

Chuvas esparsas