A 10ª Sessão Ordinária da Câmara de Camaçari, realizada na terça-feira (08), teve como um dos principais destaques a apresentação de matérias que evidenciam demandas na área de educação. Uma delas foi abordada no Projeto de Lei Nº 026/2025, que quer incluir como atividade extracurricular o ensino de noções básicas sobre robótica aos alunos da Rede Municipal de Ensino.
De autoria do vereador Manoel Filho (PL), o projeto foi encaminhado para a análise das comissões legislativas. Segundo ele, a iniciativa está conectada com o novo cenário da educação, que foca nas áreas de inovação e tecnologia.
“A robótica tem se consolidado como uma das principais áreas de desenvolvimento tecnológico, com aplicações em diversos setores produtivos e sociais. Sua introdução no ambiente escolar possibilita aos alunos o contato com conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, contribuindo para o aprimoramento das habilidades cognitivas e criativas”, defendeu Manoel Filho.
Com o objetivo de garantir o acesso a informações sobre gestão de finanças, os vereadores aprovaram por unanimidade a Indicação Nº 334/2025, de autoria do vereador Dr. Samuka (PRD), que solicita a adesão de Camaçari ao programa “Aprender Valor”, desenvolvido pelo Banco Central e ofertado de forma gratuita para as escolas públicas brasileiras, com foco na educação financeira para estudantes.
O vereador Dilson Magalhães (PP) trouxe para discussão a Indicação Nº 310/2025, que pede ao Executivo Municipal a realização de estudos para a implantação do Programa Biblioteca Itinerante nas localidades distantes da sede e zona rural do município. Para o parlamentar, é preciso tornar viável o acesso à biblioteca por parte das pessoas que residem nas comunidades mais afastadas da sede e zona rural.
“Tal programa poderá levar as associações de bairro, espaços públicos ou até mesmo em trailers adaptados o acervo da biblioteca pública municipal a fim de incentivar a comunidade à prática da leitura. É válido salientar que geralmente essas comunidades mais afastadas têm dificuldade para acessar o sinal de internet, portanto, a intenção é viabilizar o acesso à leitura com um pouco mais de facilidade e comodidade”, explicou Dilson Magalhães.
Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 36°
Parcialmente nubladoMín. 23° Máx. 35°
Chuvas esparsas