Quarta, 14 de Maio de 2025 02:07
(71) 99663.6360
Camaçari Camaçari

Vereadores pedem criação de HUB de Inovação e Tecnologia e criação de Farmácias 24h nos distritos

Parlamentares aprovam medidas voltadas à inovação, saúde, comércio e mobilidade; destaque vai para criação do HIT Camaçari e demandas de alunos do IFBA

06/05/2025 21h39
Por: Luana Velloso Fonte: Ascom/CMC
Foto: Ascom/CMC
Foto: Ascom/CMC

Durante a 14ª Sessão Ordinária da Câmara de Camaçari, os vereadores aprovaram matérias importantes nas áreas de tecnologia, saúde e melhorias para o comércio e para o trânsito da cidade. Um dos destaques foi a Indicação Nº389/2025, que solicitou ao Executivo Municipal a Criação do HUB de Inovação e Tecnologia HIT Camaçari.

O autor da matéria, vereador Kaique Ara (PT), destacou que Camaçari é um dos principais centros de indústria da América Latina, com a presença de setores estratégicos. "Mas falta um ambiente de inovação estruturado que favoreça a interação de empresas, startups, instituições de ensino superior e o governo. O Hub será um ambiente de incentivo à inovação, formação, tecnologia e empreendedorismo, além de focar na inclusão social e no crescimento sustentável", explicou.

Para o comércio, os parlamentares aprovaram o pedido de requalificação do Centro Comercial da localidade de Parafuso, formalizada através da Indicação Nº272/2025, de autoria do vereador Manoel Jacaré (PP). Já na área de saúde, foi aprovada a Indicação Nº469/2025, do vereador Vagner Bispo (PSB), que solicita a implantação de Farmácias Básicas 24 horas, nos distritos de Monte Gordo e Vila de Abrantes.

Já com o objetivo de garantir melhorias para o trânsito e mobilidade, o vereador Jackson Josué (União) apresentou a Indicação Nº488/2025, que solicitou, através da Superintendência de Trânsito e Transporte (STT), a realização de análise das possibilidades para resolução das zonas de conflito no tráfego viário nos entornos da Praça da Lua, localizada no bairro Ficam II.

"Esse é um anseio dos moradores daquela região, pois no local já aconteceram muitos acidentes, inclusive alguns deles fatais. Já foram feitos estudos e a via principal chegou a ser bloqueada para evitar esse risco. Trata-se de uma área com grande circulação de crianças e idosos, o que torna a situação ainda mais preocupante", destacou.

Dois momentos envolvendo alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) também foram destaque. O primeiro foi a entrega da Moção de Aplausos, de autoria da vereadora Neidinha (PT), para alunos do instituto que foram para a NASA para a construção de um robô. O segundo momento foi uma manifestação dos alunos solicitando a disponibilização de transporte público até o instituto.

Os alunos foram recebidos pelos vereadores Kaique Ara (PT), Dudu do Povo (Cidadania) e João Dão (PSB), que informaram sobre a existência de uma indicação, assinada por todos os vereadores, solicitando o serviço à gestão municipal. Também informaram que já foi iniciado o trâmite relativo à licitação para empresas que irão realizar o serviço de transporte público municipal. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Mata de São João, BA
Atualizado às 01h05
20°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 29°

20° Sensação
0.82 km/h Vento
92% Umidade do ar
100% (1.44mm) Chance de chuva
Amanhã (15/05)

Mín. 19° Máx. 29°

Chuvas esparsas
Amanhã (16/05)

Mín. 20° Máx. 26°

Chuva