O Bahia venceu o Náutico por 3 a 1 de virada, na noite deste sábado (8), na Arena Fonte Nova, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. Com o resultado, o Tricolor garantiu a liderança do Grupo B e terminou com a melhor pontuação geral da competição, o que lhe assegura o mando de campo nas fases eliminatórias.
Pressionado pela necessidade da vitória para avançar, o Náutico começou melhor e abriu o placar aos 7 minutos, com gol de Bruno Mezenga após erro na saída de bola do Bahia. O Esquadrão, que iniciou o jogo com um time misto, teve dificuldades para se encontrar em campo, mas conseguiu o empate aos 28, com Tiago, após assistência precisa de Nestor.
No segundo tempo, o Bahia cresceu em campo e virou com mais um gol de Tiago, em jogada que contou com desvio na zaga. Michel Araújo, aos 32 minutos, sacramentou o triunfo em jogada de contra-ataque.
Com a vitória, o Bahia garantiu vaga nas quartas de final e terá pela frente o Fortaleza, em jogo único na Fonte Nova. A data da partida ainda será definida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O JOGO
Apesar de escalar um time alternativo, o Bahia começou com domínio da posse de bola, mas esbarrou na marcação adiantada do Náutico. Em uma dessas pressões, os visitantes recuperaram a bola e abriram o placar com Bruno Mezenga. O atacante recebeu dentro da área e finalizou mascado, superando Ronaldo. Jogadores do Bahia reclamaram de impedimento, mas como ainda não há VAR nesta fase da competição, o lance não foi revisado.
O gol abalou o Tricolor, que passou a ser dominado. Só aos 28 minutos conseguiu reagir com qualidade. Após belo passe em profundidade de Nestor, Tiago invadiu a área e finalizou com tranquilidade para igualar o marcador.
O duelo ficou mais aberto, com chances dos dois lados, mas os erros de finalização impediram novos gols ainda no primeiro tempo. A melhor oportunidade foi do próprio Bahia, com Kayky, que desperdiçou cara a cara com Muriel, após nova assistência de Nestor.
Na etapa final, o jogo manteve o ritmo intenso. O Náutico tentou manter a pressão, mas voltou a falhar defensivamente. Aos 13 minutos, Michel Araújo encontrou Tiago na área. O atacante tentou cruzar, mas contou com desvio na zaga e acabou marcando o segundo gol tricolor. Com a vantagem, o técnico Rogério Ceni promoveu alterações ofensivas, colocando Willian José e Ademir.
O Bahia passou a controlar a partida e teve dois gols anulados por impedimento. Aos 32, no entanto, aproveitou contra-ataque puxado por Ademir, que serviu Michel Araújo. O uruguaio não desperdiçou e fechou o placar: 3 a 1.
Ficha técnica
Bahia 3 x 1 Náutico – 7ª rodada da Copa do Nordeste
Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
Público: 22.933 pessoas
Renda: R$ 614.405,00
Gols:
Náutico: Bruno Mezenga (7'/1ºT)
Bahia: Tiago (28'/1ºT e 13'/2ºT), Michel Araújo (32'/2ºT)
Bahia: Ronaldo; Arias, Gabriel Xavier, Fredi e Zé Guilherme (Juba); Michel Araújo, Acevedo e Nestor (Willian José); Cauly, Tiago (Ruan Pablo) e Kayky (Ademir). Técnico: Rogério Ceni.
Náutico: Muriel; Marcos Ytalo, Índio, Carlinhos e Igor Fernandes (Odivan); Auremir, Igor Ferreira e Marco Antônio; Vinicius, Kelvin e Bruno Mezenga. Técnico: Hélio dos Anjos.
Cartões amarelos: Igor Ferreira (Náutico)
Arbitragem: Fábio Augusto Santos Sá Júnior (SE), Daniel Vidal Pimentel (SE), Rodrigo Guimarães Pereira (SE) e Ricarle Gustavo Gonçalves Batista (BA)
Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 20° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 27°
Chuvas esparsas