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Camaçari PAV

Ponto de Atendimento da Receita Federal chega a Camaçari para facilitar serviços à população

PAV será implantado no SAC Guarajuba, oferecendo gratuitamente serviços como inscrição no CPF e consulta de pendências fiscais, ampliando a inclusão e o acesso local

09/06/2025 09h28 Atualizada há 2 semanas
Por: Anderson Almeida Fonte: Ascom Gov.ba
Foto: Juliano Sarraf
Foto: Juliano Sarraf

A partir deste mês, os moradores de Camaçari terão mais facilidade para acessar serviços da Receita Federal com a instalação do Ponto de Atendimento Virtual (PAV) no SAC de Guarajuba. A iniciativa permitirá que a população realize, gratuitamente, serviços como inscrição no CPF, emissão de documentos de arrecadação e consultas sobre pendências fiscais, sem a necessidade de deslocamento para Salvador.

Essa ação integra uma parceria entre a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) e a Receita Federal do Brasil (RFB), que tem o objetivo de ampliar e democratizar o acesso a serviços públicos essenciais. O PAV já está em funcionamento no SAC Barra, em Salvador, e até o final de 2025 será expandido para 25 unidades da Rede SAC, incluindo a de Camaçari.

Francisco Lessa Ribeiro Júnior, superintendente da Receita Federal na 5ª Região Fiscal, destacou que a ampliação dos pontos de atendimento representa um avanço significativo. 

“Vamos praticamente dobrar os locais de atendimento no estado, proporcionando mais agilidade e inclusão para quem precisa regularizar sua situação fiscal”, afirmou.

Para os moradores da orla de Camaçari — como Guarajuba, Itacimirim e Monte Gordo —, o novo serviço traz maior praticidade e economia, já que evita viagens até Salvador para resolver questões simples junto à Receita Federal.

O secretário estadual da Administração, Edelvino Góes, ressaltou o caráter social da iniciativa, voltada especialmente para cidadãos com dificuldades de acesso digital ou mobilidade reduzida. 

“A integração da Receita Federal com a Rede SAC amplia o alcance das políticas públicas e promove cidadania. É um avanço importante em termos de inclusão”, explicou.

O atendimento no PAV será realizado mediante agendamento pelo site ou aplicativo do ba.gov.br, seguindo o mesmo modelo dos demais serviços da Rede SAC. Por exemplo, na unidade do SAC Barra, são realizados até 96 atendimentos diários, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.

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