O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu criar um comitê com empresários e ministros para buscar soluções ao tarifaço imposto por Donald Trump a produtos brasileiros exportados aos EUA. A medida foi definida em reunião de emergência no Palácio da Alvorada, na noite de domingo (13), com ministros e o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
Lula informou que vai conversar diretamente com empresários nesta segunda (14). O grupo contará com participação das pastas da Fazenda, Relações Exteriores e Desenvolvimento, Indústria e Comércio, sob comando de Fernando Haddad, Mauro Vieira e Geraldo Alckmin, respectivamente.
O vice-presidente Alckmin afirmou que o Brasil está pronto para aplicar o decreto de reciprocidade e retaliar as taxas americanas. A medida deve ser publicada até terça-feira (15). Alckmin também se reunirá com Lula para tratar da coordenação do comitê de resposta.
No mesmo dia, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, divulgou carta a Trump, criticando o tarifaço com base em uma “compreensão imprecisa dos fatos”. Segundo ele, “não há perseguição” e os julgamentos no Brasil respeitam provas e o devido processo legal.
Eleições 2026 TSE manda Flávio e aliados remover vídeo sobre ato na Paulista
PoderData Pesquisa aponta que maioria dos eleitores de Caiado, Cury, Zema e Renan migraria para Flávio Bolsonaro
ELEIÇÕES 2026 TSE confirma falha técnica em propaganda de Flávio Bolsonaro e anuncia reexibição com áudio
Jornada de Trabalho Senado deve votar PEC do fim da escala 6x1 nesta quarta-feira (14)
“Anomalias” TSE dá 48 horas para Meta esclarecer suspeitas de restrição a conteúdos da campanha de Lula
Eleições 2026 Lula registra 9,9 milhões de interações nas redes e supera Flávio Bolsonaro após 1º turno