A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou, nesta terça-feira, 19, um requerimento apresentado pelo deputado estadual Diego Castro (PL) para a realização de uma audiência pública que discutirá as condições de saúde física e mental dos presos baianos detidos após os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Segundo Diego Castro, que também é presidente da Comissão de Segurança Pública e Direitos Humanos, a aprovação do pedido representa “uma vitória histórica, mesmo diante da maioria de esquerda” na Casa. O parlamentar reforçou que a iniciativa tem dupla finalidade: realizar a audiência pública e permitir a realização de visita técnica aos custodiados baianos.
“Estamos falando de cidadãos de bem, trabalhadores, pais e mães de família que têm enfrentado penas desproporcionais e condições desumanas de encarceramento. Essa não é uma questão ideológica, mas sim humanitária. Todos merecem o devido processo legal e o respeito aos direitos humanos”, declarou o deputado bolsonarista em vídeo publicado nas redes sociais.
Diego Castro relembrou ainda que foi o primeiro parlamentar do país, ao lado do deputado federal Capitão Alden (PL), a visitar os detidos na Papuda e na Colmeia, em Brasília, logo após as prisões.
O deputado afirmou que, assim que a data da audiência pública for definida, irá convocar a sociedade civil e os movimentos conservadores para acompanhar e participar do debate. “O que pedimos é simples: justiça, proporcionalidade e respeito à dignidade humana. Não podemos dar as costas a essas pessoas. Seguiremos firmes até o fim”, concluiu Diego.
Jornada de Trabalho Senado deve votar PEC do fim da escala 6x1 nesta quarta-feira (14)
“Anomalias” TSE dá 48 horas para Meta esclarecer suspeitas de restrição a conteúdos da campanha de Lula
Eleições 2026 Lula registra 9,9 milhões de interações nas redes e supera Flávio Bolsonaro após 1º turno
Eleições 2026 Record cancela debate presidencial do segundo turno após ausência de Lula e Flávio Bolsonaro
Eleições 2026 Brasil não será governado por sócios do Banco Master, diz Lula em ato
Eleições 2026 AtlasIntel divulga 1ª pesquisa de 2º turno à Presidência; veja números