Os Estados Unidos se preparam para acionar a Lei Magnitsky contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que poderão votar pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro. A iniciativa, segundo informações da BandNews TV, deve ter início na próxima semana, com declarações públicas de autoridades norte-americanas.
De acordo com fontes ligadas ao governo dos EUA, o vice-secretário de Estado, Christopher Landau, e o secretário de Estado, Marco Rubio, devem se pronunciar na rede X sobre a possibilidade de impor sanções a integrantes da Primeira Turma do STF, responsável pelo julgamento de Bolsonaro.
Em reação ao movimento, a Advocacia-Geral da União (AGU) já iniciou tratativas com um escritório de advocacia norte-americano para avaliar estratégias de defesa e eventuais recursos no Judiciário dos Estados Unidos. Apesar da pressão internacional, o ministro Alexandre de Moraes aposta, por ora, em uma saída diplomática, contando com a atuação do Itamaraty para conter uma possível escalada da crise.
Jornada de Trabalho Senado deve votar PEC do fim da escala 6x1 nesta quarta-feira (14)
“Anomalias” TSE dá 48 horas para Meta esclarecer suspeitas de restrição a conteúdos da campanha de Lula
Eleições 2026 Lula registra 9,9 milhões de interações nas redes e supera Flávio Bolsonaro após 1º turno
Eleições 2026 Record cancela debate presidencial do segundo turno após ausência de Lula e Flávio Bolsonaro
Eleições 2026 Brasil não será governado por sócios do Banco Master, diz Lula em ato
Eleições 2026 AtlasIntel divulga 1ª pesquisa de 2º turno à Presidência; veja números