Peças importadas pela empresa chinesa BYD estão retidas no porto de Salvador, o que tem prejudicado a montagem de carros elétricos em Camaçari. Cerca de 10 mil kits estão presos há pelo menos 10 dias no local. Os itens não foram liberados para a fábrica por questões burocráticas.
Cada kit é utilizado na montagem de um único veículo, ou seja, 10 mil carros. De acordo com o secretário estadual Augusto Vasconcelos, titular da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), as peças estariam presas no porto da capital devido à necessidade de mudança do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) pela empresa, de Campinas, para Salvador.
"Consideramos que uma solução será encontrada para resolver esse impasse, pois se refere a uma transferência de CNPJ da BYD Campinas para a BYD Salvador. De modo que a empresa consiga utilizar as cotas de importação visando o início da fabricação dos veículos", explica o secretário.
Ainda segundo Augusto Vasconcelos, o governo estadual tem empenhado esforços para resolver o problema, que depende da esfera federal. "Nosso governo tem acompanhado a situação, e o governador Jerônimo Rodrigues tem envidado esforços, junto à Brasília, para que nós tenhamos uma rápida solução. Trata-se de uma questão administrativa", afirmou o secretário.
A retenção no porto pode prejudicar o início da montagem dos carros na Bahia. Procurada, a BYD confirmou a retenção das peças.
A reportagem apurou que a mudança de CNPJ, solicitada pela empresa, é motivada para que os kits não extrapolem a cota de importação estabelecida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). O ministério teria respondido a solicitação da BYD com o CNPJ da empresa de Campinas, mesmo a solicitação tendo sido feita com os dados da fábrica na Bahia.
Em junho, a BYD solicitou isenção de impostos para importar carros em lote de kits SKD (semi-desmontados). Neste mês, a pasta federal publicou a lista das 16 marcas que têm cota para importação de kits de carros desmontados no valor somado de R$ 2,6 bilhões.
Na última sexta-feira (22), o vice-presidente Geraldo Alckmin, ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, teve um encontro, em Brasília, com o presidente da BYD Tyler Li. Também estiveram presentes o vice-presidente da BYD, Alexandre Baldy, o diretor de relações institucionais da empresa, Luiz Fernando Barbosa dos Santos, e Uallace Moreira, secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços.
Saúde Nova Policlínica de Camaçari muda atendimento regional e amplia vagas em Simões Filho
Feriado Rodovias baianas devem receber cerca de 600 mil veículos durante o feriado da Independência da Bahia
Camaçari Público abaixo da expectativa na inauguração da Policlínica Regional gera desconforto nos bastidores do governo Jerônimo
Camaçari Ivoneide sai em defesa de Jaques Wagner, cobra tratamento igual da PF e cita ACM Neto e Flávio Bolsonaro
Camaçari Caetano sai em defesa de Jaques Wagner, chama investigação de “injustiça” e diz que adversários estão “agoniados”
Camaçari Clima tenso: Jaques Wagner reage com irritação a perguntas sobre André Mendonça e sai do evento