A Polícia Civil da Bahia apreendeu um caminhão que transportava cerca de 25 toneladas de salsichas impróprias para consumo, na manhã desta segunda-feira (16), na BR-324, no município de Candeias. A carga estava com o prazo de validade vencido desde 24 de fevereiro de 2026 e seria destinada a estabelecimentos comerciais na capital baiana.
A ação foi realizada por equipes da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), após acionamento de fiscais da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz), que abordaram o veículo e identificaram irregularidades durante a fiscalização.
Durante a inspeção, os policiais civis constataram que as salsichas transportadas no caminhão estavam com o prazo de validade expirado, o que caracteriza o crime de comercialização de mercadoria imprópria para consumo.
As apurações iniciais indicam que a carga saiu do estado de São Paulo no dia 13 de março deste ano. Segundo as investigações, o produto já teria sido embarcado com o prazo de validade vencido.
De acordo com a Polícia Civil, a mercadoria seria entregue no bairro do Retiro, em Salvador, com destino a pequenos estabelecimentos comerciais da região.
O motorista do caminhão foi conduzido para prestar esclarecimentos e, posteriormente, liberado. A carga foi apreendida e será descartada conforme os protocolos sanitários, com acompanhamento dos órgãos competentes.
A operação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz). Um inquérito policial foi instaurado para apurar a responsabilidade pelo envio e destino da mercadoria.
Susto Carga de madeira cai de caminhão, esmaga carro e deixa motorista ferido em Salvador
Eleições 2026 ACM Neto amplia vantagem sobre Jerônimo em nova pesquisa para o governo da Bahia
Educação Nascidos em maio e junho recebem parcela do Pé-de-Meia, nesta quarta (1º)
Segurança Pública Polícia da Bahia registra redução de 20% das mortes violentas no 1° semestre de 2026
Proposta Senado aprova spray de pimenta para defesa pessoal de mulheres
Saúde Vacinação de adolescentes de 15 a 19 anos contra o HPV é prorrogada