A decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que determinava a suspensão da fabricação e comercialização de produtos da marca Ypê está temporariamente sem efeito após a empresa apresentar recurso administrativo. Mesmo com a suspensão provisória da medida, a agência sanitária manteve o alerta aos consumidores e recomenda que os produtos incluídos na restrição não sejam utilizados.
A medida envolve itens das categorias lava-louças, lava-roupas líquidos e desinfetantes produzidos pela Química Amparo, unidade localizada no município de Amparo, no interior de São Paulo.
Segundo a fabricante, o recurso suspende automaticamente os efeitos da decisão até que a Anvisa conclua uma nova análise, conforme prevê a Resolução da Diretoria Colegiada nº 266/2019. Em nota, a empresa informou que o pedido foi protocolado para apresentar esclarecimentos técnicos adicionais e reforçar as ações de conformidade adotadas pela indústria.
Com isso, os produtos seguem liberados para fabricação e comercialização até a decisão definitiva do órgão regulador.
Apesar da suspensão temporária da medida, a Anvisa informou que mantém o entendimento técnico sobre a existência de falhas consideradas graves no processo de produção. Entre os problemas apontados pela agência estão falhas no controle de qualidade, descumprimento de etapas críticas de fabricação e inconsistências nos sistemas de garantia sanitária.
O órgão informou ainda que o julgamento final do recurso deve ocorrer nos próximos dias. Até lá, a orientação é para que consumidores evitem utilizar produtos dos lotes terminados em número 1, únicos incluídos na medida sanitária.
Segundo a Anvisa, a responsabilidade pelo recolhimento, troca, devolução e eventual ressarcimento dos consumidores é da fabricante, por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).
A crise envolvendo a marca teve início em novembro de 2025, quando a própria empresa iniciou um recall voluntário de alguns lotes de lava-roupas líquidos após a identificação da bactéria Pseudomonas aeruginosa em produtos específicos.
As vigilâncias sanitárias estaduais e municipais também foram orientadas a intensificar a fiscalização para impedir a circulação dos lotes considerados irregulares.
Entre os produtos que seguem sob alerta da Anvisa estão linhas de lava-louças Ypê, detergentes concentrados, desinfetantes Bak Ypê e Atol, além de diferentes versões do lava-roupas líquido Tixan Ypê.
Educação Nascidos em maio e junho recebem parcela do Pé-de-Meia, nesta quarta (1º)
Segurança Pública Polícia da Bahia registra redução de 20% das mortes violentas no 1° semestre de 2026
Proposta Senado aprova spray de pimenta para defesa pessoal de mulheres
Saúde Vacinação de adolescentes de 15 a 19 anos contra o HPV é prorrogada
Economia Governo federal lança Plano Safra 2026/2027 de R$ 525,1 bilhões
Ambulante preso Flagrante mostra whisky adulterado em festa de Itabuna após clientes passarem mal