A Polícia Civil da Bahia cumpriu, na manhã desta terça-feira (9), dois mandados de prisão e três mandados de busca e apreensão durante uma operação que investiga uma organização criminosa envolvida em extorsão mediante sequestro. A ação teve como alvo um policial militar da ativa, um ex-policial militar e uma mulher apontada como intermediadora do grupo. Um terceiro investigado não foi localizado e segue foragido.
As ordens judiciais foram expedidas contra um policial militar de 36 anos, lotado no 30º Batalhão da Polícia Militar, um ex-policial militar de 38 anos e uma mulher de 28 anos. A suspeita foi presa em Arembepe, na orla de Camaçari. Já o ex-PM foi localizado em Petrolina, no estado de Pernambuco, onde também foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, posse de moeda falsa e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
Com o ex-policial militar, foram apreendidos materiais que serão submetidos à perícia. Segundo a investigação, ele possui condenações criminais por homicídio e porte ilegal de arma de fogo. O policial militar da ativa, apontado como um dos principais integrantes da organização, não foi encontrado e continua sendo procurado.
De acordo com as investigações da Delegacia Especializada Antissequestro (DAS), o grupo criminoso recrutava policiais, ex-policiais e profissionais da segurança privada para atuar em ações de sequestro e extorsão. As vítimas eram escolhidas com base em seus antecedentes criminais e submetidas a cobranças de valores em troca da liberdade.
Entre os casos apurados estão ocorrências registradas em Salvador e Simões Filho, em março deste ano. Conforme a Polícia Civil, após serem capturadas, as vítimas eram levadas para um mesmo cativeiro localizado em Barra do Pojuca, em Camaçari, local onde também foram cumpridas medidas judiciais durante a operação. O grupo ainda é investigado por homicídios, ocultação de cadáver e atuação com características de milícia na região.
“O combate ao crime organizado e aos crimes de extorsão mediante sequestro é permanente. Seguiremos atuando de forma contínua para desarticular esses grupos e responsabilizar todos os envolvidos”, afirmou o diretor do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), delegado Thomas Galdino. As investigações seguem em andamento para localizar o suspeito foragido e identificar outros integrantes da organização criminosa.
Camaçari Ivoneide sai em defesa de Jaques Wagner, cobra tratamento igual da PF e cita ACM Neto e Flávio Bolsonaro
Camaçari Caetano sai em defesa de Jaques Wagner, chama investigação de “injustiça” e diz que adversários estão “agoniados”
Camaçari Clima tenso: Jaques Wagner reage com irritação a perguntas sobre André Mendonça e sai do evento
Economia Polo Industrial de Camaçari completa 48 anos como um dos principais vetores de desenvolvimento da Bahia
Oportunidade BYD abre processo seletivo exclusivo para alunos do SENAI na Bahia
Independência Boulevard Shopping Camaçari funciona em horário especial no feriado de 2 julho