Criminosos estão utilizando o nome da fabricante chinesa de veículos elétricos BYD para aplicar golpes em pessoas interessadas em vagas de emprego em Camaçari e região. A denúncia chegou ao Mais Região por meio de um leitor, que apresentou capturas de tela das conversas com os suspeitos. Nas mensagens, os criminosos informam que o candidato foi aprovado no processo seletivo e condicionam o agendamento da entrevista ao pagamento de uma suposta certidão de antecedentes criminais.
“Gostaria de fazer uma denúncia. Foi compartilhado para inúmeras pessoas o número da BYD, através do número está "chamando pessoas para entrevistas" e pedindo para fazer um documento com uma empresa "parceira" deles. Para emitir os antecedentes Criminais. Gostaria que fosse divulgado, pois, tem muitas pessoas caindo no golpe”, denunciou um leitor ao Mais Região.
Os relatos não são inéditos. Em janeiro de 2026, diversos candidatos também informaram ter recebido mensagens de supostos recrutadores utilizando o nome da BYD para oferecer falsas oportunidades de emprego. Na ocasião, a empresa emitiu um comunicado oficial alertando sobre a atuação de criminosos por meio de WhatsApp e e-mail, oferecendo vagas inexistentes e exigindo o pagamento de uma taxa para emissão de um suposto "certificado de antecedentes criminais" ou outros documentos. No comunicado, a montadora ressaltou que não cobra qualquer valor para participação em seus processos seletivos e orientou os candidatos a utilizarem apenas os canais oficiais de recrutamento.
Diante das novas denúncias, o Mais Região entrou em contato com a assessoria de comunicação da BYD, que voltou a reforçar que não realiza qualquer tipo de cobrança durante seus processos seletivos e que nunca solicita pagamento para emissão de certificados ou qualquer documento necessário para admissão de candidatos. A empresa também informou que o número utilizado pelos golpistas não pertence à montadora e não é utilizado para recrutamento de profissionais.
Nas conversas enviadas à reportagem, os criminosos utilizam um perfil no WhatsApp com a identidade visual da BYD para informar falsamente que o candidato foi aprovado no processo seletivo. Em seguida, alegam que, para dar continuidade ao recrutamento, é obrigatória a emissão de uma "Certidão de Bons Antecedentes Criminais Certificada", afirmando que o documento deve possuir certificação digital e não pode ser obtido gratuitamente pelos canais oficiais. Na sequência, direcionam a vítima para outro contato, identificado como "DOC Fácil", que cobra R$ 39,90 pela emissão da certidão e encaminha uma chave Pix para pagamento.
A fabricante orienta que os interessados em concorrer às vagas utilizem exclusivamente os canais oficiais de recrutamento: LinkedIn, Gupy, SineBahia, e o Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (CIAT) de Camaçari. A BYD reforça que todos os seus processos seletivos são gratuitos e recomenda que candidatos não efetuem qualquer pagamento para participar de seleções ou obter documentos relacionados à contratação. Em caso de mensagens suspeitas, a orientação é interromper o contato, não compartilhar dados pessoais e buscar informações diretamente nos canais oficiais da empresa antes de prosseguir com qualquer procedimento.
Camaçari ACM Neto defende liberdade do eleitor e critica tentativa de tutelar voto: 'Não dá para brigar com a vontade do povo'
Camaçari Corpo de jovem desaparecido na praia de Guarajuba é encontrado em Vila de Abrantes
Após confronto “Nego Drama”, investigado por homicídio em Camaçari, morre em confronto em Salvador
Camaçari Buscas por jovem desaparecido na praia de Guarajuba ganham reforço de helicóptero e drone
Justiça Adolescente é apreendido por ato infracional análogo ao crime de estupro de vulnerável em Camaçari
Ação Social Projeto Polo da Gente beneficia mais de 1,3 mil pessoas em Camaçari e Dias d’Ávila