Familiares de pessoas desaparecidas poderão fornecer material genético gratuitamente entre segunda-feira, 24, e sexta-feira, 28 de agosto, durante a quarta Mobilização Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas. Em Camaçari, o atendimento será realizado na Coordenação Regional de Polícia Técnica, na Rua Cleiton Leão, s/n, no Centro, próximo à Rodoviária. A mobilização é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com os órgãos de segurança pública dos estados e do Distrito Federal. Segundo a atualização mais recente divulgada pelo governo federal, a edição de 2026 terá 342 pontos de atendimento no país.
Na Bahia, o procedimento será realizado pelas unidades do Departamento de Polícia Técnica (DPT), com pontos distribuídos entre Salvador e o interior. O material divulgado para a campanha relaciona 33 unidades no estado, incluindo Camaçari, Salvador, Feira de Santana, Barreiras, Alagoinhas e Santo Antônio de Jesus. A unidade de Camaçari integra a relação oficial de locais de coleta e atende pelo telefone (71) 3622-8623 e pelo e-mail [email protected].
A iniciativa permite comparar o perfil genético fornecido pelos familiares com amostras de pessoas encontradas vivas ou mortas sem identificação, por meio dos bancos estaduais, distrital e nacional de perfis genéticos. O cruzamento pode contribuir para a localização de pessoas desaparecidas e para a identificação de corpos e restos mortais ainda sem identificação.
Para participar, é necessário apresentar documento de identificação e as informações do Boletim de Ocorrência relacionado ao desaparecimento, como número do registro, estado em que foi feito e delegacia responsável pelo caso. O Ministério da Justiça orienta, preferencialmente, a participação de familiares de primeiro grau, como pai, mãe, irmãos ou filhos. Não é necessário estar em jejum, e o procedimento pode ser feito por familiares que estejam em cidades ou estados diferentes do local do desaparecimento.
Se houver compatibilidade entre os perfis genéticos, a instituição responsável pela análise entrará em contato com o familiar que realizou a doação. O material é encaminhado a laboratórios oficiais para inclusão nos bancos de perfis genéticos e posterior cruzamento com registros de pessoas não identificadas.
A mobilização também tem como referência resultados obtidos em edições anteriores. Em 2024, o Banco de Perfis Genéticos da Coordenação de Genética Forense da Polícia Técnica da Bahia identificou três corpos de pessoas que estavam desaparecidas após a campanha realizada entre 26 e 30 de agosto daquele ano. Dois casos ocorreram dentro da Bahia, envolvendo pessoas desaparecidas em Salvador e Catu, enquanto o terceiro correspondeu a uma confirmação entre a Bahia e Goiás. Naquele período, foram realizadas 125 coletas relacionadas a 96 casos de desaparecimento no estado.
A edição de 2026 é a quarta mobilização nacional do tipo. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, as anteriores ocorreram em 2021, 2024 e 2025. A coleta de DNA também é realizada regularmente ao longo do ano, mas a força-tarefa concentra esforços entre 24 e 28 de agosto para ampliar a participação de familiares que ainda não forneceram material genético.
A campanha busca ampliar a quantidade de perfis genéticos de familiares inseridos nos bancos oficiais e, consequentemente, aumentar as possibilidades de identificação e localização de pessoas desaparecidas. Ao permitir o confronto entre os perfis fornecidos pelos parentes e os registros de pessoas sem identificação, a iniciativa integra as ações nacionais voltadas à identificação humana e à busca por desaparecidos.
Camaçari ACM Neto defende liberdade do eleitor e critica tentativa de tutelar voto: 'Não dá para brigar com a vontade do povo'
Camaçari Corpo de jovem desaparecido na praia de Guarajuba é encontrado em Vila de Abrantes
Após confronto “Nego Drama”, investigado por homicídio em Camaçari, morre em confronto em Salvador
Camaçari Buscas por jovem desaparecido na praia de Guarajuba ganham reforço de helicóptero e drone
Justiça Adolescente é apreendido por ato infracional análogo ao crime de estupro de vulnerável em Camaçari
Ação Social Projeto Polo da Gente beneficia mais de 1,3 mil pessoas em Camaçari e Dias d’Ávila