Segunda, 20 de Setembro de 2021
(71) 99663.6360
Geral Fred & Marcio

Pequenas cápsulas e gigantesco problema ambiental

Frederico Tognin é biólogo e coordenador técnico do Tamar. Já Marcio Vianna é administrador e cozinheiro. Eles escrevem uma vez por mês.

08/02/2019 16h15 Atualizada há 3 anos
Por: Redação Fonte: Fred & Marcio
Nos últimos anos, o café espresso (e é com S mesmo!!) entrou na moda. Chegaram no ano 2006 em nosso Brasilzão de môDeus e desde então o número de consumidores só aumenta. Cápsulas coloridas, sabores diferentes e pessoas famosas nas propagandas aguçam a nossa curiosidade e nos fazem tomar váááários cafés... e depois? O que fazer com as capsulas? Onde descarta-las?

Só em 2018, foram consumidas 3.000.000.000 (3 bilhões) de cápsulas pelos brasileiros e até o final de 2019 serão 3.510.000.000 (3,5 bilhões). Te pareceu grande esse número? Bora entender o ENORRRME problema ambiental que ela causa? 

As cápsulas são polêmicas e dividem opiniões. São feitas de uma mistura de matérias-primas (plástico e alumínio) que dificultam o processo de reciclagem. É tipo do canudo plástico o pensamento, que você usa por 1 minuto e demora SECULOS para se decompor no meio ambiente.

Uma cápsula de café possui 6g de conteúdo orgânico e 3g de embalagem propriamente dita, temos então descartado, somente no brasil, 9 milhões de toneladas de lixo por ano!! Pensem no cenário mundial... Rapaz, é lixo de capsula que não acaba mais!!

E agora, adoramos café e não queremos poluir o meio ambiente, como agir?

Há diversas marcas no mercado e com responsabilidades distintas inclusive... Caso seja louco (a) por café encapsulado, procurem marcas que utilizem SÓ e SOMENTE com alumínio (tem no mercado!) e depois de usá-las devolvam às empresas, por favor! Ficarão felicíssimas ao receber estas cápsulas de volta, fato!!! Lembrando que o alumínio é 100% reciclável, possui valor de mercado e, com o destino correto, pode voltar à cadeia produtiva se tornando novas cápsulas para o cafezinho!! Algumas empresas possuem pontos de coleta espalhados pela nossa Bahia e por isso vale a pena entrar com contato com a sua marca favorita para conhecer o mais próximo.
NUNCA DESCARTE A CÁPSULA NO LIXO COMUM!!
#dicadosmerendeiros: Apesar de dar mais trabalho ao consumidor final, as cafeteiras tradicionais continuam sendo a solução mais ecológica pois não produzem tantos resíduos e não poluem o meio ambiente!!

E como somos curiosos e adoramos ressignificar tudo, com as capsulas de café, o Marcio produziu uma série de artesanatos para deixar nossa Merenderia mais linda, fez flores e enfeitou a caixa de bebidas, fez um planeta de capsulas para compor um sistema solar na entrada e ainda tem muitas outras ideias para este material que muitas pessoas ainda descartam!! Dá para fazer vasinhos para plantas suculentas, um jardim vertical para com trepadeiras, guirlandas de natal, acessórios estilo bijou, bonequinhos, luminárias coloridas.... enfim basta usarmos a criatividade!!!

Nos vemos na próxima coluna ou por Imbassai mesmo! Rs
Bjo dos Merendeiros


Produção do Marcio

null



* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fred Tognin
Sobre Fred Tognin
Frederico Tognin é biólogo, Mestre em Ecologia pela UFBA e trabalha com conservação de tartaruga marinha. Escreve uma vez por mês!
Dias d'Ávila - BA
Atualizado às 00h05 - Fonte: Climatempo
23°
Pancada de chuva

Mín. 21° Máx. 30°

23° Sensação
9.3 km/h Vento
86.8% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol e Chuva
Quarta (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens