Segunda, 26 de Outubro de 2020
(71) 99663.6360
Geral Fred & Marcio

Carnaval: repensando sobre o descarte do Lixo

Frederico Tognin é biólogo e coordenador técnico do Tamar. Já Marcio Vianna é administrador e cozinheiro. Eles escrevem uma vez por mês.

21/02/2020 17h05
Por: Redação Fonte: Fred & Marcio
Carnaval chegou... promoções de cervejas e bebidas pela avenida... não há tantas lixeiras disponíveis e ainda não há muita educação dos foliões em procurá-las... E onde jogar tudo isso? 

A Cidade de Salvador se adiantou e cadastrou mais de 10 associações que arrecadarão parte deste material durante os dias de folia. Ano passado foram mais de 100 toneladas de latinhas entregues à reciclagem. Linda iniciativa!! 

Mas galera, sabemos que isso não é o suficiente, nos dias de festa há produção de aproximadamente 800 toneladas, ou seja, 700 mil quilos de lixo não tem o seu destino adequado e CLAAAAAAAAAAARO, parte disso tudo, vai parar no mar! 

Em Salvador existe uma iniciativa para o recolhimento e destinação desse lixo que vai parar no mar. No pós-carnaval de 2010, quatro mergulhadores voluntários realizaram esta tarefa lá no mar da Barra e documentaram todo o feito com um profundo texto de sensibilização denominado “Fundo da Folia”. Houve uma repercussão enooooorme na mídia e essa ação se tornou um lindo projeto!! Com o tempo, foram chegando mais voluntários e já há recolhimento de lixo marinho em diversos pontos do município. Saem, normalmente às 07:30h da escada antes do Farol da Barra nos dias pós-festa! 

Façam parte desse lindo movimento! Se joguem!! 

Agora, você sabe o que é lixo marinho?

Lixo marinho é todo detrito que é jogado propositalmente ou cai por acidente nos mares e oceanos. São responsáveis por diversos problemas ambientais na atualidade e as consequências deste descarte inadequado podem ser irreversíveis para o nosso mundão, por exemplo: contaminação de peixes e outros animais marinhos que serão consumidos por nós, águas das praias podem se impróprias para banho e etc.

Você quer isto para a sua, para as nossas vidas?

Se sim, então não precisa terminar de ler este artigo!!

Se não, eu tenho uma proposta para você... bora nos unir e juntos educar e sensibilizar as pessoas para não jogarem lixo na rua, no chão? A única forma de mudarmos o mundo é combatendo os problemas com a educação! Eu faço minha parte com meus filhos e vc??

Pense a respeito disso tudo e mude o seu comportamento.

Até o próximo mês e um ecológico carnaval!!!
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fred Tognin
Sobre Fred Tognin
Frederico Tognin é biólogo, Mestre em Ecologia pela UFBA e trabalha com conservação de tartaruga marinha. Escreve uma vez por mês!
Mata de São João - BA
Atualizado às 01h33 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 32°

24° Sensação
8.4 km/h Vento
88.1% Umidade do ar
67% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (28/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias