Segunda, 26 de Outubro de 2020
(71) 99663.6360
Geral Fred Tognin

Você sabe o que é VIRUS?

Frederico Tognin é biólogo, Mestre em Ecologia pela UFBA e trabalha com conservação de tartaruga marinha. Escreve uma vez por mês

03/04/2020 10h32
Por: Redação Fonte: Fred Tognin

Bom dia amigos!! Que saudade de todos!!!

Hoje mudaremos um pouco o foco da nossa coluna sobre “meio ambiente” e falaremos um pouco sobre esse vírus que tem nos deixado preocupados e vem tirando nossas noites de sono!

Antes, quero reforçar que sou formado em Biologia e por isso terei embasamento para escrever sobre esse assunto*  

 

Vocês sabem o que é vírus?

 

Bora lá... a palavra vírus vem do Latim vírus que significa veneno ou toxina. Hoje em dia, popularmente, é usado de forma metafórica como qualquer coisa que se reproduza de forma rápida, usando o exemplo do poder de transmissão do vírus como uma forma de disseminar ideias ou conteúdo.

Os vírus são seres muito simples e pequeninos (medem menos de 0,0002 milímetros), invisíveis aos nossos olhos! São formados basicamente por uma cápsula de proteína, que envolve todo o seu material genético, e dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos (citomegalovírus). Existem mais de 3.600 vírus identificados na ciência!!

As proteínas que formam as cápsulas dos vírus são diferentes das proteínas existentes no corpo humano, vale deixar claro isso!!! Quando sofremos alguma invasão, as proteínas dos vírus, "estranhas" ao nosso organismo, são "detectadas" por certas células do corpo. Essas células fazem parte do sistema de defesa do nosso organismo que passam então a produzir substâncias que combatem o vírus invasor: os anticorpos.

Quando alguém contrai um resfriado, por exemplo, o sistema imunitário inicia a produção de anticorpos. Depois de alguns dias, os anticorpos eliminam os vírus e a pessoa fica curada do resfriado.

Se lembra que a vovó falava: É só um resfriado e vai passar logo!! Ela tinha toda razão!!!

Os anticorpos têm ação específica. Isso significa que eles atuam apenas no combate daquele vírus para o qual foram produzidos. Como antecipar esta defesa do corpo à chegada do vírus? Tomando vacina!!

Muitas pesquisas estão acontecendo no mundo buscando a cura mas ainda não temos a vacina para o covid-19. Como nos prevenir? Lavando muito bem as mãos com água e sabão, utilizando álcool gel e ficando em casa, isso mesmo, isolamento domiciliar !! Só assim conseguiremos barrar a proliferação desse nosso inimigo invisível.

Agora galera, leiam com atenção esses dados!!! São recentes e nos fazem ter uma noção maior do que está acontecendo no mundo!!!

O corona vírus ou covid19 é extremamente agressivo ao corpo humano e causa uma síndrome respiratória aguda, onde as pessoas vão parando de respirar e muitas delas acabam morrendo.

A doença foi identificada pela primeira vez em Wuhan, na província de Hubei, República Popular da China, em 1 de dezembro de 2019, mas o primeiro caso foi reportado em 31 de dezembro do mesmo ano.

Acredita-se que o vírus tenha uma origem zoonótica (vinda de animais), porque os primeiros casos confirmados tinham principalmente ligações ao Mercado Atacadista de Frutos do Mar de Huanan, que também vendia animais vivos.

Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou o surto uma pandemia que segundo este competente órgão é a disseminação mundial de uma nova doença. O termo indica que a enfermidade se espalhou por diferentes continentes com transmissão de pessoa para pessoa.

Até ontem, 2 de abril de 2020, foram registrados, pelo menos 1.015.403 casos confirmados em mais de 200 países e territórios, com grandes surtos nos Estados Unidos (mais de 238.000 casos), na Itália (mais de 115.000 casos), China continental (mais de 81.000 casos), Espanha (mais de 112.000 casos) e Alemanha (mais de 83.000 casos).

O caso é grave, é muito grave moPovo!!! Pelo menos 53.030 PESSOAS MORRERAM no mundo!!! Os Estados Unidos se tornaram o novo epicentro desta pandemia e nas últimas 24 horas morreram 1.169 pessoas, um triste recorde mundial que eleva o total de vítimas no país para 6.058.

E oh, temos uma notícia boa no meio desse caos, segundo a OMS mais de 210.579 foram curadas!! Muitas delas ficaram em casa, em total isolamento, não contaminando mais ninguém, vale deixar claro isso!!

Faça a sua parte, fique em casa!! Leia, dance, estude, reavalie seus projetos, brinque com os filhos e seja FELIZ! Se nos cuidarmos agora, teremos vida no futuro.

Beijos e até o próximo mês MaGente!!!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fred Tognin
Sobre Fred Tognin
Frederico Tognin é biólogo, Mestre em Ecologia pela UFBA e trabalha com conservação de tartaruga marinha. Escreve uma vez por mês!
Mata de São João - BA
Atualizado às 00h32 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 32°

24° Sensação
13 km/h Vento
82.5% Umidade do ar
67% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (28/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias