Terça, 11 de Agosto de 2020
(71) 99663.6360
Coluna Social Fred Tognin

A água vai acabar

Compartilhe nosso artigo em sua rede social ou envie no WhatsApp

30/07/2020 21h32 Atualizada há 2 semanas
Por: Maryane Meira Fonte: Fred Tognin
Ilustrativa
Ilustrativa

Além dos sapos, mais alguém gosta de chuva? Rs

Oh galera, primeiro de tudo, a chuva é um fenômeno meteorológico resultante da precipitação de gotas liquidas (ou solidas) da água das nuvens e é fundamental para a vida no planeta. Fundamentalisssssima!

Quando chove, a água rega as plantações e, ao penetrar no solo, vai escorrendo até as nascentes e os rios e lagos, onde pode ser utilizada para diversos fins. Alem disso, promove uma limpeza no ar, fazendo assentar a poeira e outras impurezas que estavam suspensas.

Aqui na nossa região estamos vivendo a época das cuvas e está beeeem intensa!!! rs
Uma curiosidade agora, sabia que nem toda chuva atinge a superfície da terra? Pois é, algumas gotas evaporam enquanto ainda estão no ar, num fenômeno que recebe o nome de virga e que acontece principalmente em locais ou períodos de ar seco. Loucura isso, mas puuura verdade!!

Sabe gente, quando pensamos na necessidade da água, é importante lembrarmos que sua função vai além do que imaginamos, beber e regar plantas, ela é indispensável em toda cadeia produtiva que vocês imaginam! E a falta dela pode causar problemas ecológicos gigantescos e ainda desequilibrar todas as cadeias alimentares do planeta. A parada é sééééria!!!!

A água é indispensável à vida e está acabando!!. Alguns estudos geoambientais divergem um pouco sobre a quantidade de água doce disponível no planeta, mas é consenso que o índice é baixo. Estima-se que aproximadamente apenas 0,3% de todo o recurso hídrico do planteta esteja de fácil acesso, em rios e lagos.

Porém... esta água, que parece muita, por conta dos rios transbordando, está acabando e ao trazermos este tema, refletimos sobre a escassez deste recurso em muitas partes do mundo. Como resultante já de nossas ações, no acumulado, percebemos desequilíbrios hídricos consideráveis! Em mais de 40% do mundo já possuem pouca ou quase nenhuma água para consumo. E agora? O que será do nosso futuro?

Vamos ter hábitos saudáveis, plantar e fazer chover!! Nós conseguiremos!! Isso é possível!!!

Até o próximo mês amigos!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fred Tognin
Sobre Fred Tognin
Frederico Tognin é biólogo, Mestre em Ecologia pela UFBA e trabalha com conservação de tartaruga marinha. Escreve uma vez por mês!
Mata de São João - BA
Atualizado às 16h40 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 29°

29° Sensação
15.1 km/h Vento
57.1% Umidade do ar
60% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (12/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 29°

Sol e Chuva
Quinta (13/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias