Sábado, 19 de Setembro de 2020
(71) 99663.6360
Coluna Social Lizandra Monteiro

Moda e Estilo X Novo Normal

Compartilhe nosso artigo em sua rede social ou envie no WhatsApp

06/08/2020 12h03
Por: Maryane Meira Fonte: Lizandra Monteiro
Ilustrativa
Ilustrativa

Olá, como tem passado com tantas informações do novo normal, protocolos e álcool gel?

Esse mês, vamos conversar sobre um assunto que agitou muito com a indústria, a economia e também com a cabeça e o armário de muitas pessoas. Vamos falar da diferença sutil entre moda e estilo e o comportamento do consumo causado pelo Covid-19.

 

Não podemos generalizar e dizer que moda e estilo são as mesmas coisas, mas sim entender que elas são facilmente confundidas uma com a outra; andam lado a lado, se comunicam uma com a outra e até se misturam, mas são bem diferentes uma da outra, quer ver?

 

Moda: é tudo aquilo que é cultural, são o comportamento e a realidade que contam a história de um determinado momento. Detalhes, cor, textura, a moda passa.

 

Estilo: é o reflexo do que somos ou a forma de como queremos nos apresentar ao mundo. É uma expressão única e pessoal, ou seja, é como se a nossa impressão digital estivesse demonstrada na forma como nos vestimos.

 

E sabendo desta premissa, o mais importante é não ser escravo da moda e sim saber o quê da moda daquele momento é bom para você! E como fazer isso? Para começar é necessário se conhecer um pouquinho... E esse pouquinho requer conhecer bem o seu corpo e quais são as modelagens e as cores que lhe caem bem.

 

Pois já dizia Coco Chanel “A moda sai de moda, o estilo jamais”.

 

E certamente, no momento que vivemos hoje, há muito menos compras por impulso do que havia antes, hoje as compras passaram acontecer por necessidade.  Você sabia que desde a Segunda Guerra Mundial, a indústria mundial não sofria um impacto tão drástico do dia para a noite assim?

 

Pois é, estamos culturalmente nos comportando dentro da realidade da história de um determinado período. Ops! Isso te soa familiar? Já leu isso em algum lugar?

 

Sim, estamos em um período novo onde a indústria, que enfrentou consequências drásticas, está enxergando uma nova oportunidade de se reinventar na moda! E claro, cabe a você entender se o seu estilo cabe ou não neste perfil de moda que a indústria está criando!

 

É certo, o conforto segue em primeiro lugar. Com a chegada e permanência da pandemia, as pessoas estão mais em casa e certamente seguirão com essa tendência por mais algum tempo, com isso, a busca por peças mais confortáveis para o dia a dia é um fato.

 

As roupas de cores neutras, as que dispensam a atenção de passadora, e as versáteis, aquelas que transitam entre as mais diversas ocasiões do dia são as que despontam com mais destaques no guarda-roupa.

 

A indústria têxtil investiu na confecção de tecidos antivirais, resistente a lavagem, diminuindo o risco de contaminação do Covid-19, e grifes apostaram em peças que oferecem proteção contra bactérias e vírus.

 

E indo além da pandemia, seguindo o movimento mundial que envolveu milhares de pessoas em busca de uma causa iniciada nos Estados Unidos recentemente, conhecido como Vidas Negras Importam, traduzidas para o português, indicam que os consumidores estão atentos por marcas que possuem um propósito, e que se posicionam a favor de um bem comum. Entendem que uma grife/marca precisa definir claramente seu posicionamento diante de fatos ou questões de relevância e responsabilidade social, conceitos como sustentabilidade, diversidade e proteção ao meio ambiente.

 

Entender melhor a moda e saber o seu estilo é uma arte, né? Além de ser uma eterna dúvida: eu realmente preciso disso? Pois todo o consumo deve ser consciente e sustentável para não trazer consequências ao meio ambiente e claro, para o seu bolso. Mas o melhor de toda essa leitura é que aprendemos que tudo que envolve a moda de hoje, amanhã pode mudar, e certamente irá mudar, mas o seu estilo vai se adaptar a todas as essas mudanças, e ainda assim, não vai mudar, por que o seu estilo é saber quem você é quando se veste!

 

É como a máscara de proteção facial: usamos para nos proteger de realidade que vivemos neste determinado momento, entrou na moda quando passou a ter várias opções de modelagens, cores e tecidos e passou a ser nosso estilo quando optamos por usar uma que nos identificasse!  ; )

 

Temos um encontro marcado no próximo mês. Não deixe de se cuidar!

 

Grande abraço.

Lizandra Cruz Monteiro

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lizandra Monteiro
Sobre Lizandra Monteiro
É formada em Turismo com foco em hotelaria, especialista em Gestão de Negócios. Atualmente é consultora especializada em empresas de hospitalidade e reside em Imbassai. Escreve uma vez por mês.
Mata de São João - BA
Atualizado às 22h28 - Fonte: Climatempo
23°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 30°

23° Sensação
9.1 km/h Vento
82.9% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (20/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol e Chuva
Segunda (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias