Sexta, 23 de Outubro de 2020
(71) 99663.6360
Dias d'Ávila BahiaInsulina

Dias d'Ávila poderá receber a primeira fábrica de insulina do Brasil

De acordo com o secretário estadual de saúde Fábio Vilas-Boas, o laboratório venderá “a insulina mais barata do mundo”

28/08/2020 11h05 Atualizada há 2 meses
Por: Maryane Meira
Divulgação
Divulgação

Dias d’Ávila poderá receber a primeira fábrica estatal produtora do hormônio insulina no Brasil. De acordo com o secretário estadual de saúde Fábio Vilas-Boas, ainda não há uma definição se a instalação do laboratório que venderá “a insulina mais barata do mundo”, terá como sede o município 'Cidade das Águas' ou será em Simões Filho, ambos situados na Região Metropolitana de Salvador.

A previsão é que a fábrica comece a funcionar só daqui a três anos e como isso não será mais necessário importar o produto. A estimativa é que a BahiaInsulina, nome dado a fábrica, possa exportar o excedente para o mercado internacional.

Após outros três anos de planejamento, mais um passo foi dado, nesta quinta-feira (27), para a instalação do laboratório, após a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovar, por unanimidade, o projeto de lei que cria a estatal. O investimento é de R$ 200 milhões, que foram subsidiados pela empresa ucraniana Indar, uma das poucas no mercado mundial que produzem e fornecem o insumo.

A Alba decidiu que a companhia será de capital misto: o Estado detém 51% das ações e a Indar fica com 49%. Como se tratava da criação de uma estatal, era preciso uma regulamentação pelo legislativo. Ainda é necessária a sanção do governador Rui Costa para validar o projeto de lei.

A insulina é fundamental para o tratamento de pessoas com diabetes, doença que afeta cerca de 12,5 milhões de brasileiros - 6% da população - e é a segunda mais letal no país, depois da hipertensão. Ela ocorre quando há uma má produção de insulina pelo pâncreas, o que gera um aumento do açúcar no sangue.

O Brasil também é o quarto país com maior número de diabéticos no mundo, atrás da China, Índia e Estados Unidos, respectivamente. Na Bahia, são mais de 200 mil pessoas nessa condição, sendo 13 mil em Salvador. Os dados são do último relatório da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Mata de São João - BA
Atualizado às 18h46 - Fonte: Climatempo
26°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 32°

28° Sensação
8.7 km/h Vento
76.4% Umidade do ar
60% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol e Chuva
Domingo (25/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias