Sábado, 19 de Setembro de 2020
(71) 99663.6360
Geral Lizandra Monteiro

Educação Amorosa

Compartilhe nosso artigo em sua rede social ou envie no WhatsApp

02/09/2020 12h01
Por: Maryane Meira Fonte: Lizandra Monteiro
Educação Amorosa

Sabem uma coisa que eu realmente acredito? Que a educação infantil é a chave para melhorar a nossa sociedade, que sim, educação vem de berço, e que esse assunto é bastante delicado, muito sério e importantíssimo!

A educação é uma arte, transmite valores, estimula o comportamento ético, empático, valores fundamentais que acompanharão a vida de uma criança até que se torne um adulto.  Um gesto e atitude de responsabilidade com bons exemplos abrem portas para uma sociedade cheia de amor e convívio com outras pessoas, de maneira a melhorar como vivemos hoje, mas ainda assim depende só de nós!

A pandemia realmente impactou o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças, e crianças de todas as idades.

Há seis meses, as crianças foram imersas em suas casas no ensino a distância, que foi a única alternativa encontrada para amenizar o impacto educacional. Houve desafios de ambos os lados; tanto com esforços de professores em reorganizar atividades, gravar e disponibilizar as teleaulas quanto de alunos estressados pela ausência dos coleguinhas de classe ou falta de rotina e mesmo com o aprendizado, realidade com a situação econômica e até mesmo violência doméstica, impactando no desenvolvimento.

Mas podemos escolher tomar uma atitude. Vejo muitas atitudes com respeito e admiração, e quero compartilhar pelo menos uma com você: A Dedicação, e se for ao “pé da letra” ou ao “pai dos burros” ou até o “seu google”, o que encontramos é lindo: quer ver? 1. qualidade ou condição de quem se dedica a alguém ou algo; devotamento, entrega, sacrifício. “dedicada à família” 2. manifestação de amor, apreço, consideração. “demonstração sua dedicada aos filhos a cada dia”. Preciso dizer mais alguma coisa?

Então se dedique criando uma rotina de atividades que estruture o dia destas crianças permitindo o fortalecimento dos laços familiares. Use e abuse de leituras, desenhos, jogos, brincadeiras e vou além, encaixe atividades domésticas, de forma que se tornem intimas e compartilhadas por toda família. E em relação às boas atitudes, elogie, faz parte do aprendizado e dá autoestima a criança, que a carregará, além de ser um tema que tanto conversamos por aqui.

Dedique-se estabelecendo diálogos, principalmente quando as famosas “birras” aparecerem, lembre que nem sempre temos dias perfeitos, o importante é manter a tranquilidade para solucionar também os problemas, ensinando-os a não entrarem em conflitos e sim dialogaram sobre eles.

Dedicando-se com responsabilidade em educar, ensinando o que é certo e errado, preparando essas crianças para o mundo com mais amor, consideração, teremos adultos melhores, não acha?

Foi pensando e observando o exemplo de um “super-papis”, amoroso e especialmente dedicado, que escrevi a coluna deste mês, por que com todas essas crenças e valores, está claro que mudamos o mundo com exemplos e não opiniões!

Nos vemos no mês que vem! E claro, continue se cuidando!!

Grande Abraço.

Lizandra Cruz Monteiro

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lizandra Monteiro
Sobre Lizandra Monteiro
É formada em Turismo com foco em hotelaria, especialista em Gestão de Negócios. Atualmente é consultora especializada em empresas de hospitalidade e reside em Imbassai. Escreve uma vez por mês.
Mata de São João - BA
Atualizado às 20h47 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 30°

24° Sensação
10.6 km/h Vento
79.3% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (20/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol e Chuva
Segunda (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias