Sábado, 05 de Dezembro de 2020
(71) 99663.6360
Entretenimento No Youtube

Osba e Majur celebram Dia da Consciência negra em show on-line

Programação é iniciativa do Teatro Castro Alves

20/11/2020 15h24
Por: Maryane Meira
Reprodução
Reprodução

O Teatro Castro Alves preparou uma celebração especial para o Dia da Consciência Negra, comemorado hoje. No YouTube do TCA, às 19h, é a vez da Orquestra Sinfônica da Bahia apresentar o espetáculo Osbatalá. Em seguida, às 19h40, a cantora Majur é a atração do projeto Voltando aos Palcos, com o show Ipade.

O vídeo da Osba dá destaque à música do candomblé, com a apresentação dos orikis (cantos em iorubá) O Fururu Loorere, Ajaguna Gbawa, além de Carmen, música em homenagem à atual ialorixá do Terreiro do Gantois,  Mãe Carmen. O grupo percussivo Rum Alagbê, projeto social do Terreiro Mãe Menininha do Gantois, vai acompanhar a orquestra. Márcia Short e Lazzo Matumbi fazem participação especial.

Carlos Prazeres, que é diretor artístico da Osba e rege a orquestra no Osbatalá, diz que é importante essa conexão musical com a sociedade e afirma que esse é um dos propósitos mais importantes da Sinfônica da Bahia. “Sediada na cidade mais negra fora da África, nossa orquestra encontra na parceria com o Gantois uma série de elementos vitais para alimentar essa conexão”, diz o maestro.

Iuri Passos é o idealizador e educador Rum Alagbê, além de alabê do Terreiro Mãe Menininha. “É uma grande oportunidade de exaltar a música da nossa religião, que está extremamente ligada ao povo negro neste mês da Consciência Negra”, diz Passos, que foi um dos responsáveis por adaptar os orikis para o universo sinfônico.

Majur também vai festejar as raízes negras, apresentando canções como Africaniei, que retrata a relação dela com as culturas baiana e afrodescendente. Amarelo, parceria com o rapper Emicida e a cantora Pablo Vittar, também está no repertório. "É amor e é sobretudo cura", diz Majur. Inspirada em James Brown, Tim Maia e Fat Family, a cantora faz uma MPB contemporânea com toques alternativos, que misturam soul, manipulação tecnológica e claves de matrizes africanas.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Mata de São João - BA
Atualizado às 14h24 - Fonte: Climatempo
31°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 31°

33° Sensação
21 km/h Vento
53.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (06/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Segunda (07/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias