Quarta, 21 de Abril de 2021
(71) 99663.6360
Esporte E. C. Vitória

Desde que Ronaldo saiu do time por lesão, média de gols sofridos dobrou

Departamento médico tenta recuperar atleta para reta final da Série B

28/12/2020 14h00
Por: Maryane Meira
Letícia Martins / ECVitória
Letícia Martins / ECVitória

Apesar de algumas novidades no treinamento da manhã de ontem na Toca do Leão, como a presença do atacante Vico e do meio-campista Fernando Neto, o goleiro Ronaldo segue como desfalque no Vitória. A lesão na coxa sofrida na goleada por 4x1 diante do Paraná, no dia 1º de dezembro, tirou o atleta de cinco partidas até agora e ainda do segundo tempo contra o Cruzeiro. E, ao que tudo indica, sua ausência impactou diretamente nos resultados do Leão.

Ronaldo foi o jogador do Vitória que mais atuou na Série B, com 26 partidas, sendo que 25 delas foram de maneira consecutiva, até sofrer a lesão. Nos jogos em que assumiu a meta rubro-negra, o time sofreu, em média, metade dos gols que levou quando ele ficou de fora.

Por se tratar de um esporte coletivo, não há como cravar que a piora ocorreu só por causa da saída ou entrada de um jogador. Porém, a diferença significativa nas estatísticas com e sem o goleiro titular chama atenção.

Até a 31ª rodada, a média de gols sofridos pelo Leão com Ronaldo em campo é de 0,96 gol por jogo. Foram 26 partidas e 25 gols sofridos. O número que já não é tão animador chama ainda mais atenção sem ele: 12 gols sofridos em 6 jogos, uma média de 2 por partida.

Na verdade foram cinco jogos inteiros e mais a segunda metade do jogo contra o Cruzeiro, em que ele saiu machucado e o gol rival ocorreu já sobre Yuri. Sem Ronaldo em campo, o Vitória sofreu quatro derrotas e conquistou 4 dos 18 pontos possíveis.

Além disso, o time tomou três gols no mesmo jogo em quatro oportunidades na atual Série B. Em três delas Ronaldo não era o goleiro do time. Contra o CSA, o mais recente, o goleiro era Yuri, promovido do sub-20,  e contra Cuiabá e Confiança, quem assumiu a meta foi César.

O momento da ausência também não é dos melhores, já que faltam apenas sete rodadas para o fim do campeonato e o Vitória está embolado na briga contra o rebaixamento. 

Diante do time mineiro, quando ainda era comandado por Mazola Júnior, o goleiro voltou a sentir a contusão na coxa em um lance de ataque do adversário. A saída de Ronaldo, para o então treinador, “desestabilizou um pouco a equipe”, afirmou na ocasião.

E apesar da constante troca no comando técnico durante a competição, Ronaldo se fixou como unanimidade no elenco e foi o escolhido para ser o goleiro titular com os três treinadores que passaram pelo clube e também por Rodrigo Chagas quando o atual técnico era interino.

Em um ano complicado para o Vitória, o goleiro de 24 anos pôde, ao menos, comemorar marcas pessoais no clube. Em setembro ele completou 60 partidas pelo Leão, em cinco anos como profissional, e disse ter realizado um sonho.

Esta temporada se tornou a mais ativa para o goleiro. Até então, seu recorde de jogos havia sido em 2018, quando disputou 21. Agora, com o fim da Série B em janeiro de 2021, o atleta e o departamento médico trabalham para que ele esteja em campo nas sete  partidas restantes e chegue a 34 no total, incluindo Copa do Brasil e Copa do Nordeste.

Z4 na cola

A recuperação de Ronaldo para o jogo contra o Operário no dia 3 de janeiro, no Barradão, se tornou mais urgente depois que a distância para a zona de rebaixamento diminuiu para um ponto apenas. 

Isso porque o Figueirense venceu o Avaí no sábado e chegou a 35 pontos, empurrando o Náutico, que também tem 35, para o Z4. O Paraná, atual 18º colocado, também pode atingir essa pontuação caso vença  a líder Chapecoense fora de casa, no jogo que encerra a 31ª rodada hoje, às 20h. O Vitória tem 36 pontos e está em 15º lugar.

Já pela 32ª rodada, no mesmo dia em que o Leão jogará com o Operário, o Figueirense visitará o lanterna Oeste. O Paraná entrará em campo no dia 4 contra o Botafogo-SP, que está em 19º lugar, com 26 pontos. Enquanto isso, o Náutico será visitante diante do Confiança em Aracaju.

Dos adversários que estão na briga direta com o Vitória, o único que jogará contra ele é o Botafogo-SP. A partida será dia 23 de janeiro, pela 37ª rodada, no Barradão.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Dias d'Ávila - BA
Atualizado às 05h11 - Fonte: Climatempo
23°
Céu encoberto

Mín. 23° Máx. 27°

23° Sensação
8.6 km/h Vento
97.2% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (22/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (23/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva