O município fechou o ano de 2020 com redução de Crimes Violentes Letais Intencionais (CVLI), segundo o delegado titular da 36ª Delegacia Territorial de Mata de São João, Euvaldo Costa. Em entrevista ao Programa É do Povo, transmitido pelo Sauipe FM, o delegado de polícia, que está a frente da unidade há quatro anos, afirmou que a sede do município registrou no ano passado 20 homicídios – o número é menor que o contabilizado em 2019 (22 homicídios na sede e zona rural).
“Por conta da pandemia poderíamos dizer que tivemos redução maior de crimes, o que tivemos foi uma redução pequena. Fechamos o ano com 20 homicídios, que na sua totalidade foram pessoas envolvidas com atividades ilícitas, com isso não quero dizer que nós aprovamos esse tipo de conduta, porque a vida é o maior bem mais valioso que a pessoa possa ter, e que o Estado se propõe a preservar”, ressalta Euvaldo.
Segundo o delegado, entre as mortes contabilizadas na cidade tiveram vítimas que não eram da cidade, em outros casos, corpos que foram desovados no município. “Dentro desses 20 tiveram corpos de pessoas que não residiam na cidade e outras vítimas que foram desovadas no município”, frisa.
Entre os números do balanço das ações executadas em Mata de São João, o delegado destaca os casos elucidados, sendo eles autoria de tentativas de homicídios, incluindo tentativas de feminicídios, tando na sede como zona rural. “Nós tivemos 5 tentativas de homicídios, todos elucidados, duas tentativas de feminicídio resultado em duas prisões”, afirma Costa.
Violência Doméstica
Para Euvaldo Costa, crimes relacionados a violência doméstica estão entre os crimes de maior gravidade. “Tivemos uma quantidade de ocorrência menor comparando a 2019, porém tivemos um número grande de mulheres lesionadas, ou seja a violência doméstica, crimes de feminicídio são muitos nesta cidade. Foram um total de 14 lesões, inclusive um caso de uma mulher que foi esfaqueada”, explica.
Crimes virtuais
Houve um crescimento de crimes virtuais na cidade, segundo Euvaldo. “A gente pode chamar a atenção da sociedade para algo que vem crescendo o que nós chamamos de ‘golpe’, que são os crimes virtuais, crimes cibernéticos. Ainda que as pessoas se digam esclarecidas, elas ainda continuam caindo neste golpe. Há uma dificuldade de investigação, porque envolve a tenologia, mas não impede a ação da polícia Civil”, pontua.
No litoral
Um quantitativo levantado pela reportagem do Mais Região revela que no litoral matense foram contabilizados 08 homicídios, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). As vítimas, em sua maioria, são homens com idades entre 15 à 53 anos.
Mín. 25° Máx. 34°
Mín. 25° Máx. 30°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 24° Máx. 31°
Sol e Chuva