Por dificuldades impostas pela vida, dona Hildete Souza precisou abandonar os estudos aos 10 anos. Agora com 61, decidiu retomar o sonho, adiado por cinco décadas, de se sentar no banco de uma universidade. É a primeira vez que ela faz o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em busca de cursar Medicina.
— Precisei parar de estudar em 1970, 1971. Não tive oportunidade de estudar, trabalho desde cedo. Agora, que eu criei meus filhos e minha parte está feita, vou cuidar de mim — conta.
Hildete retomou os estudos em 2016. Como não tinha histórico escolar, precisou "começar do ABC", como ela mesma relata. Pelas provas do Encceja, conseguiu concluir os ensinos fundamental e médio. Para estudar para o Enem, teve dificuldades diretamente proporcionais à sua força de vontade. Um caminho que teria sido menos penoso se as oportunidades fossem igualitárias.
— Tive força de vontade, me esforcei bastante. Tive que abrir mão de muita coisa. Viagens, passeios, estudei bastante. Meu suporte foi muito pouco. Estudei por livros antigos e aulas na internet — relata.
Atualmente desempregada, ela quer se dedicar ainda mais aos estudos.
— Não desista dos seus sonhos. Seus sonhos só morrem quando você morre — diz, com os olhos marejados.
Brasileirão Vitória enfrenta o Fluminense nesta sexta (6) no Barradão em busca de pontos decisivos na Série A
Confira programação Jorge & Mateus, Ivete Sangalo e Ludmilla estão entre atrações do Festival Virada Salvador 2027
Foragido da Justiça Condenado por estupro de vulnerável e posse ilegal de arma de fogo é preso em Salvador
Câmara de Salvador Alexandre Aleluia deve ampliar apoio e se aproximar de consenso para comandar Câmara
Fim do ciclo! Vitória anuncia saída de Jair Ventura após conquistas e campanha histórica em 2026
Acidente de Trânsito Motorista morre após ser arremessado de carro durante capotamento em Salvador