Quinta, 24 de Junho de 2021
(71) 99663.6360
Dias d'Ávila Dias d'Ávila

Nova Dias d'Ávila: líder de movimento articula invasão de terras através de grupos de WhatApp

Segundo informações apuradas pelo MR, um dos líderes do movimento seria um pastor que estaria orientando como as pessoas devem proceder para ocupar a terra

10/05/2021 11h35 Atualizada há 1 mês
Por: Maryane Meira Fonte: Mais Região
Reprodução
Reprodução

A ocupação irregular em Dias d’Ávila ganhou um novo capítulo com a articulação de lideranças do movimento que pretendem dominar a propriedade particular no bairro Nova Dias d’Ávila. Na manhã desta segunda-feira (10), a reportagem do Mais Região teve acesso, com exclusividade, a vários áudios que circulam em grupos de WhatsApp que reúnem pessoas acusadas de invadir o terreno.

Segundo informações apuradas pelo MR, um dos líderes do movimento seria um pastor que estaria orientando como as pessoas devem proceder para ocupar a terra. Em um dos áudios é possível ouvir a instrução.

“Meu amigo, a invasão é assim... a liberação das terras só vem quando nós construímos ou fazemos algo para morar e persistirmos naquilo em que nós verdadeiramente queremos. Eu nunca vi invasão, as pessoas primeiramente plantar pé de coqueiro, parecendo que comprou o terreno, para depois fazer a liberação. O que sei de invasão é isso ai, a pessoa mete as caras, faz seu barraco e através da sua insistência ou persistência naquilo, é que depois que vem a liberação. Da maneira que está fazendo ai não está incomodando ninguém, principalmente aqueles que verdadeiramente estão contra a invasão. Entendeu? ... Eu nunca vi invasão  dessa forma não. Só aqui em Dias d‘Ávila que é assim. Se a polícia vem derruba, joga no chão e a pessoa torna a fazer de novo até ganhar as terras (sic)”, explica.

Em outro áudio, uma pessoa reclama que os envolvidos não querem comparecer a reunião e ainda afirma que aqueles que não forem vão perder o terreno. “Rapaz, o pessoal ai só quer ficar em suas casas não quer vir para reunião. Só quer só que me comunique, que me comunique... Quer dizer que a pessoa pode ir e você não.Tem que vir para reunião, não é assim ficar esperando dentro de casa não. Quem não vir à reunião vai perder o terreno (sic)”, sinaliza.

 

Operação da PM

Na última quarta-feira (05), Polícia Militar esteve no local juntamente com prepostos da secretaria municipal do Meio Ambiente para averiguar a extensão da invasão de terra e identificar os autores.

Foram constatadas pela PM demarcações irregulares em uma área considerável de lotes de terra, utilizando fitas zebradas e arames farpados. Na ocasião fora apresentada pelo delegado titular a liminar expedida pelo juiz de direito da Comarca de Dias d'Ávila, concedendo reintegração de posse aos proprietários, com aplicação de multa diária por descumprimento da decisão.

Reintegração de Posse

A Justiça do Estado da Bahia concedeu a liminar de reintegração de posse de área ocupada de forma irregular na Nova Dias d’Ávila na última terça-feira (04). A decisão solicita a desocupação da área que está inserida na exploração de lençol freático com riscos evidentes ao meio ambiente.

Recentemente, moradores da Nova Dias d’Ávila registrou na 25ª Delegacia Territorial de Dias d’Ávila um boletim de ocorrência sobre a invasão da área de propriedade da CST Expansão Urbana LTDA. Segundo a denúncia, um grupo formado por aproximadamente 30 pessoas estariam demarcando e dividindo terras em lotes na área particular, além de ameaçar moradores da localidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Dias d'Ávila - BA
Atualizado às 18h08 - Fonte: Climatempo
24°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 28°

24° Sensação
13 km/h Vento
65.8% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 28°

Sol e Chuva
Sábado (26/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 28°

Sol e Chuva