Alguns gatos que vivem no Condomínio Reserva Imbassai, localizado no litoral de Mata de São João, não podem ser alimentados por moradores do local. Segundo denúncia de um morador, que preferiu não se identificar, a proibição é do síndico geral que através de multas, constrangimentos, abordagens e perseguição de seguranças armados impede os moradores de alimentar os felinos.
A imposição tem gerado um desconforto entre os condôminos que não concordam com a medida adotada pelo síndico. “Ele não deixa ninguém alimentar os gatos, ele obriga os seguranças até revistar sacolas de moradores, quando há suspeita de que eles têm ração em suas sacolas. O ordem é não deixar ninguém alimentar”, revela um morador.
Outra pessoa que também não quis revelar a identidade contou que um veterinário de forma voluntária se ofereceu para cuidar de gato machucado, mas também foi impedido pelo administrador. “Temos uma situação complicada, pois um gato machucado precisa de ajuda, mas o síndico não autoriza nem o veterinário resgatar o animal e cuidar dele”, afirma.
No local existem cerca de cinco gatos vivendo de forma comunitária. Segundo a legislação que protege o animal, o condomínio não pode proibir que os condôminos alimentem os animais comunitários e, nem mesmo, exigir que eles sejam retirados do local.
Os moradores registraram nesta segunda-feira (31) um boletim de Ocorrência na Delegacia de Proteção Ambiental de Praia do Forte.

Era Uma Vez…Brasil Estudantes de Camaçari e Mata de São João vivenciam história da Independência da Bahia em projeto de imersão cultural
Rito Cívico Mata de São João abre celebrações do 2 de Julho com revezamento do Fogo Simbólico
3 e 4 de julho Ceia Profética 2026 chega à 2ª edição e deve reunir milhares de fiéis em Praia do Forte
Nesta terça (30) Mais de 100 atletas participam do revezamento do Fogo Simbólico do 2 de Julho em Mata de São João
Mata de São João Prefeito Bira faz balanço positivo do São João de Mata e destaca organização da cidade
Mata de São João BPATAMO apreende drogas, simulacro de arma e prende suspeito durante ação em Curralinho