Domingo, 19 de Setembro de 2021
(71) 99663.6360
Mata de São João PPA

Plano Plurianual é apresentado em audiência pública na Câmara Matense

Também estiveram presentes na audiência Pública, os vereadores Marcus Theófilo (DEM), Jair Bispo (PSDB), Tiago de Zezo (DEM) e Elinaldo Santana (DEM)

14/09/2021 14h24
Por: Maryane Meira Fonte: Ascom
Ascom
Ascom

O Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio de 2022-2025 foi tema de audiência pública realizada na Câmara Matense, nesta segunda-feira (13). O presidente da Casa, vereador Neném de Dadinho (DEM) abriu a sessão e o controlador Geral da Prefeitura de Mata de São João, Wellington Lázaro, fez a apresentação do Plano. 

Composto por 12 eixos estruturantes incluindo saúde, educação, assistência social, cultura, esporte, comunicação,  emprego e renda, agricultura, administração, Turismo, Planejamento territorial e meio ambiente, e obras e serviços Públicos, o PPA determina as expectativas, planos e metas do Executivo Municipal para os próximos quatro anos.

A elaboração do plano foi feita de forma participativa com consulta pública, onde foram obtidas 239 respostas para as mais diversas áreas de atuação. Posteriormente, em 11 de agosto foi realizada, na Casa da Cultura, a primeira audiência pública para a apresentação da proposta de PPA elaborada pela a equipe técnica da prefeitura.

Nesta segunda audiência pública, o controlador Geral,  Wellington Lázaro, trouxe alguns exemplos relacionados à área de Saúde  que farão parte do novo PPA, como o funcionamento e qualificação da rede de atenção primária à saúde e Estratégia de Saúde da Família e também ações de média e alta complexidade.

Na educação, o PPA prevê entre as prioridades, a educação em tempo integral, a reforma de escolas da rede municipal de ensino, desenvolvimento da educação infantil e ensino fundamental, além da gestão da merenda escolar.

"O plano traz uma amplitude, porque ele precisa cobrir todas as áreas, mas na Lei Orçamentária estará especificado tudo que vai ser realizado ano a ano. As ações vão se completando. Criando formas conjuntas entre secretarias e setores", explicou o controlador. 

A preocupação com a pandemia também existe, principalmente neste momento de retomada do crescimento econômico. Wellington Lázaro lembrou que a pandemia pegou a todos de surpresa. "Imaginei que 2020 seria nosso melhor ano, mas veio a pandemia e o impacto foi grande. Esperamos que logo as coisas melhorem para todos". Assim, a promoção de ações de desenvolvimento de emprego e renda, qualificação profissional e social e apoio ao trabalhador são pontos importantes do PPA.

Também estiveram presentes na audiência Pública, os vereadores Marcus Theófilo (DEM), Jair Bispo (PSDB), Tiago de Zezo (DEM) e Elinaldo Santana (DEM), além de parte da equipe técnica da controladoria da prefeitura. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Dias d'Ávila - BA
Atualizado às 22h21 - Fonte: Climatempo
23°
Pancada de chuva

Mín. 20° Máx. 29°

23° Sensação
9.6 km/h Vento
82.4% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (20/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol e Chuva
Terça (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol e Chuva