Sexta, 09 de Outubro de 2026 06:40
(71) 99663.6360
Mata de São João Praia do Forte

Museu Garcia D’Ávila oferece viagem ao tempo do Brasil Colônia

O passado reunido ao moderno presente é uma das grandes experiências que o museu Garcia D´Ávila proporciona.

28/09/2021 12h48
Por: Fonte: A Tarde
AGX Flimes
AGX Flimes

Uma viagem para a história do Brasil colônia: é deste modo que o museu do Parque Histórico e Cultural do Castelo Garcia D'Ávila marca seus visitantes. Localizado na Praia do Forte, litoral de Mata de São João, o local possui uma experiência histórica através de mapas, achados arqueológicos indígenas, portuguesas e africanas, além de contar a trajetória da família Garcia D’Ávila, que chegou ao país em há quase cinco séculos (1549).

Segundo Geisy Fiedra, presidente da Fundação Garcia D'Ávila, o museu é um grande empreendimento cultural e um marco para a organização. “Um momento de grande realização para todos nós. É a história do povo brasileiro, nossas raízes, uma forma da gente honrar e conhecer nossos antepassados. São emoções ímpares, inesquecíveis, que fazem parte da nossa cultura. Entregamos isso com muita alegria e realização”, afirma.

Azulejos portugueses, réplicas de navios, animais empalhados e uma maquete da antiga Casa da Torre também podem ser vistas no espaço.

Tombado pelo Iphan desde 1937, a arquitetura do lugar nos transporta para os tempos do Brasil dos séculos XVI ao XIX. Já a fachada das ruínas do Castelo evidenciam a experiência marcante que é desfrutar o ambiente.

Para o ator Jackson Costa foi uma grande alegria e honra participar da inauguração oficial do local.

“Está na nossa mão fazer um momento melhor no presente e no futuro. Esse museu traz parte da nossa história que precisamos conhecer para fazermos essa evolução. Aqui vamos conhecer um pouco da beleza e cultura dos povos indigenas e povos negros que juntos formam essa fortaleza da cultura baiana, um destaque no mundo”, comentou o artista.

O funcionamento será de quarta-feira aos domingos e feriados, das 10h às 16h30. Nos dias de vídeo mapping, o horário é estendido, pois a apresentação vai até 19h.

Os ingresso saem por R$ 30 e R$ 15 (meia). Crianças de até 5 anos e pessoas naturais de Mata de São João têm direito à gratuidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município