Quarta, 01 de Dezembro de 2021 03:00
(71) 99663.6360
Mata de São João Premiação

Mata de São João é recebe Prêmio Band Cidades Excelentes

O município venceu a categoria Eficiência Fiscal e Transparência e foi o segundo colocado no geral, que avalia cinco pilares de gestão.

21/10/2021 11h40
Por: Maryane Meira
Matheus Lopes
Matheus Lopes

Na noite de quarta-feira (20) Mata de São João brilhou na primeira edição no Prêmio Band Cidades Excelentes. O município venceu, entre as cidades com população entre 30 mil e 100 mil moradores, a categoria Eficiência Fiscal e Transparência e foi o segundo colocado no geral, que avalia cinco pilares de gestão.

O Prêmio Band Cidades excelentes é uma realização do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila. Os municípios são divididos em até 30 mil habitantes; de 30 mil a 100 mil habitantes; e a partir de 100 mil habitantes.

Avaliação - A modalidade Eficiência Fiscal e Transparência avalia o percentual de endividamento do município, a autonomia fiscal, a capacidade de investir, o investimento per capta, o resultado fiscal, o índice de transparência e a aderência ao plano de contas. Agora, Mata vai concorrer com os vencedores de todos os outros estados brasileiros. A premiação nacional será em novembro.

O prefeito celebrou o reconhecimento e o atribuiu a um trabalho de extrema responsabilidade dos gestores e dos servidores. Ele não pode comparecer ao evento e o município foi representado pelo vice Bira da Barraca.

"Ficamos orgulhosos. Aqui trabalhamos com muito empenho, seriedade e responsabilidade e buscamos oferecer sempre os melhores serviços para a população", comemora Gualberto. "Esse é um prêmio de todos os matenses", declara.

Bira da Barraca também comemorou muito a conquista e destacou os esforços da população, dos servidores municipais e de Gualberto. "Sabemos que é o cumprimento das nossas obrigações com servidores. Mas não tem como não ficarmos felizes e cheios de orgulho pelo reconhecimento", explica o vice-prefeito.

Band Cidades Excelentes – O Prêmio Band Cidades Excelentes tem como objetivo incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros através da premiação das boas práticas da gestão pública. Os indicadores são construídos a partir de cinco pilares: Eficiência Fiscal e Transparência, Educação, Saúde e Bem-estar, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, além de Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

As avaliações são feitas a partir de ferramenta desenvolvida pelo Instituto Aquila, IGMA. A plataforma é estruturada baseada em Inteligência Artificial, que a partir de um algoritmo, consolida resultados a partir de 41 indicadores em uma única nota final.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.