Quarta, 01 de Dezembro de 2021 03:30
(71) 99663.6360
Mata de São João Saúde

Mata de São João tem 82,6% do público alvo totalmente imunizado contra a covid-19

Município, que tem público prioritário de pessoas acima dos 18 anos de idade, segue vacinando com 1ª, 2º 2 3ª doses

19/11/2021 14h08
Por: Keila Abreu Fonte: Ascom/PMSJ
Divulgação/ Ascom
Divulgação/ Ascom

Mata de São João atingiu ontem (19) a marca 28.878 pessoas totalmente imunizadas contra a covide-19, o que representa 82,6% do grupo prioritário (de pessoas com 18 anos e mais). Já em primeira dose, o município vacinou 34.504 matenses, o que corresponde ao percentual de 98,7% do público alvo.

O eficiente trabalho realizado pela Secretaria de Saúde do município tem sido preponderante para a queda vertiginosa dos casos de contaminação pela doença. Em Mata, 60,6% da população total está imunizada em 100% contra o coronavírus.

O município chegou a zerar a quantidade de pessoas em tratamento domiciliar e de internações por alguns dias na semana passada. O boletim epidemiológico de ontem (18) apresentou cinco casos ativos e uma internação.

“Todas as equipes da nossa rede municipal de saúde têm trabalhado incansavelmente para vacinar a nossa população e isso tem ajudado a controlar a pandemia em Mata de São João”, explica a secretária de saúde Tatiane Rebouças.

Retorno das atividades – Paralelo aos cuidados com as vidas dos matenses, a gestão municipal buscou sempre o equilíbrio com o desenvolvimento econômico e com o funcionamento da educação. 

Com medidas responsáveis e sempre orientadas pela ciência e pelo controle dos números locais, estaduais e nacionais, o prefeito João Gualberto foi o pioneiro no estado da Bahia a permitir gradualmente as voltas das atividades econômica e das aulas presenciais. O Município tem sido, inclusive, destaque nacional na condução da Educação durante a pandemia.

Rede Municipal de Saúde - A estrutura já existente na rede municipal de saúde também teve papel importante na prevenção e no combate da covid-19 em Mata de São João. Antes mesmo da pandemia se agravar, em março de 2020, a Prefeitura reequipou o hospital para enfrentar a doença e organizou a logística de toda rede.

O alcance de 100% da população pela assistência básica de saúde, além de organizar e dinamizar a logística de vacinação, possibilitou a comunicação e uma atenção mais personalizados, mesmo para os pacientes em tratamento domiciliar. 

Prevenção - O trabalho de prevenção, realizado pelas equipes da Vigilância Sanitária e das Unidades Básicas de Saúde também foi mais eficiente pelo conhecimento individual de cada cidadão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.