Quarta, 19 de Janeiro de 2022 17:43
(71) 99663.6360
Geral Fred Tognin

O poder das plantas

Compartilhe nosso artigo em sua rede social ou envie no WhatsApp

29/11/2021 11h28
Por: Maryane Meira Fonte: Fred Tognin
Reprodução
Reprodução

 

Olha MoPovo, a natureza é sábia realmente fornece tudo que precisamos para viver bem, como por exemplo as plantas medicinais. Você achava que só conseguíamos tirar temperos da mata é? Se enganou bebé... As plantas medicinais funcionam como remédios naturais e traz muitos benefícios à saúde. São usadas há muito tempo por nossos antepassados e curam doenças! Em algumas comunidades, essas plantas simbolizam a única forma de tratamento de determinadas patologias, por exemplo. Estima-se que aproximadamente 80% da população do planeta já tenha feito uso de algum vegetal para aliviar sintomas de alguma doença.

Dentre as principais substâncias encontradas nas plantas medicinais com ação farmacológica podemos destacar os alcaloides, mucilagens, flavonoides, taninos e óleos essenciais. Os alcaloides atuam no sistema nervoso central e podem funcionar como calmantes, anestésicos e analgésicos. As mucilagens possuem poder cicatrizante, laxativo, expectorante, entre outras funções. Já os flavonoides estão relacionados com a função de anti-inflamatório, antihepatotóxico, entre outras. Os taninos destacam-se pela sua ação adstringente e antimicrobiana. Os óleos essenciais, por sua vez, têm poder bactericida, cicatrizante, analgésico, relaxante, entre outros.

E tenho certeza que você conhece essa maneira prática de tirar os proveitos das planas: o chá! Escolha sua planta, aqueça a água (não FERVA) e coloque em infusão por aproximadamente 3 min. Para potencializar a cura, recomendo que coloque suas mãos sobre a xícara, faça uma oração e beba depois. 

Abaixo alguns chás e suas aplicações:

Chá de Camomila (Matricaria chamomilla): Melhora gases, diarreia nervosa, colite, gastrite e hemorroidas.

Boldo (Peamus boldos): A boldina é um alcaloide derivado do Peumus boldus, sendo este o principal componente do chá de boldo. Esse alcaloide possui uma atividade antioxidante significante, sendo capaz de melhorar a atividade do fígado e assim contribuir para a destoxificação hepática.

Hortelã (Mentha piperita): Melhora a digestão pelo relaxamento da musculatura lisa do trato gastro intestinal e aumento da secreção biliar. 

Erva-cidreira (Lippia citriodora): Melhora a cólica e gases. É anti-inflamatória.

Gengibre (Zingiber officinale): Fazer decocção de 1 colher de chá da raiz triturada em 1 xícara de água. Aumenta o peristaltismo, é termogênico, melhora náuseas e enjoo.

Chá Verde (Camellia sinensis): Tem ação antioxidante, termogênica, anticâncer e de melhora da capacidade cerebral evitando alguns tipos de demência.

Chá de Unha-de-gato (Uncaria tomentosa): É anti-inflamatória e moduladora do sistema imunológico. Possui comprovadamente atividades antioxidantes, anti-inflamatórias e tem sido empregada em doenças como o câncer, SIDA, resfriados e gripe, úlceras gástricas, doenças inflamatórias intestinais e artrite reumatoide. Seu uso não é recomendado na gravidez ou lactação (porque ainda não foi plenamente investigada nessa população) e em pessoas que utilizam algumas medicações.

Canela (Cinnamomum verum): Tem efeito anti-inflamatório, antimicrobiano, antioxidante, antitumoral, antilipemiante e imunomodulador. Tem também ação hipoglicêmica.

Mulungu (Erythrina velutina): Diminui a ansiedade, combate a insônia e melhora a tensão muscular.

Dente-de-leão (Taraxacum officinale): Tem sido usado para tratar má digestão, azia, distúrbios no baço e fí¬gado e em inflamações. A Anvisa alerta que ele deve ser evitado na presença de obstrução dos ductos biliares e do trato intestinal.

Melissa (Melissa Officinalis L.): É calmante e ajuda a diminuir a ansiedade.

Espinheira santa (Maytenus ilicifolia): Tem atividade cicatrizante sobre a mucosa do estômago. Tem também efeito anticâncer. Pode ser usada para melhorar a digestão e reduzir a distensão abdominal, gases e dores, esofagite de refluxo e hérnia de hiato. Além disso, pode estimular a menstruação e equilibra o estrogênio durante a menopausa. Contraindicada para mulheres que querem engravidar, gestante, lactantes e pacientes com câncer estrogênio dependentes.

Atenção galeraaaaaaa!

No preparo dos chás, seja por infusão ou decocçãoo, devem ser evitados o uso de recipientes de ferro, alumínio e outros metais que possam prejudicar a extração e a atividade dos princípios ativos. Aconselha-se então o uso de recipientes em aço inox ou de vidro. Até o próximo mês!!!!

 

 

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fred Tognin
Sobre Fred Tognin
Frederico Tognin é biólogo, Mestre em Ecologia pela UFBA e trabalha com conservação de tartaruga marinha. Escreve uma vez por mês!
Dias d'Ávila - BA
Atualizado às 17h36 - Fonte: Climatempo
30°
Pancada de chuva

Mín. 25° Máx. 32°

34° Sensação
20.6 km/h Vento
64.2% Umidade do ar
67% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (20/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (21/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Sol e Chuva