Servido na madeira com vários acompanhamentos, o famoso bolinho baiano, oriundo das culinárias africana e afro-brasileira, ganhou um novo conceito na Casa da Dona Eró. Situado na localidade do Açuzinho, em Mata de São João, o restaurante e pizzaria possui além do acarajé servido na madeira e suas inspirações regionais, um cardápio com pizzas, petiscos e pratos dedicado aos peixes e frutos do mar.
A Casa de Dona Eró, que já existe há 12 anos como marca forte de comercialização de produtos para a produção de pratos como acarajé, caruru e vatapá, está há um ano funcionando como restaurante e pizzaria, sendo a parada gastronômica obrigatória no litoral de Mata de São João.
O proprietário do restaurante, Reinaldo Cortes, que teve seu primeiro contato com o empreendedorismo muito cedo, conta que já comercializava os produtos para várias cidades da região. Natural de Amargosa, interior da Bahia, Reinaldo, em busca de concretizar o sonho de empreender no ramo da gastronomia superou os obstáculos e hoje vem conquistando o paladar dos amantes do acarajé.

“Com a pandemia, no inicio de 2020, meu negócio de distribuição parou. Eu fiquei praticamente um ano fora do mercado. Foi quando eu viajei para a fazenda da minha mãe e quando retornei tive uma ideia de vender o acarajé, pois sempre vendi os produtos como massa de acarajé, azeite, entre outros. Durante o caminho de volta para casa eu pensei em servir o acarajé na madeira, foi então que encontrei as peças de madeira para criar o acarajé diferente. Quando eu estudei o mercado percebi que ninguém vendia na madeira, que era algo diferenciado, onde as pessoas podem montar o acarajé com os acompanhamentos todos servidos na madeira”, explica.
A homenagem à mãe, Dona Eroilma - presente no nome do empreendimento, revela as características do espaço: ambiente familiar, aconchegante e moderno. “Eu quis honrar minha mãe colocando o seu nome no Restaurante, na verdade a casa da minha mãe sempre esteve cheia, ela sempre recebeu muitas visitas. O nome traz esse conceito de aconchego, receptividade, a alegria em receber pessoas, traduzindo isso tudo com uma boa lembrança da família”, afirma Cortes.

A Casa de Dona Eró conta três unidades fixas em condomínios, e também três unidades fixas de comercialização do acarajé na madeira, sendo a da Fazenda Praia do Forte, na localidade de Açu da Torre, lado oposto de Praia do Forte. Outra situada próximo ao supermercado Mix Bahia, na Estrada do Coco, em Barra de Jacuipe e outra em Itacimirim, no Atacarejo, ambas na orla de Camaçari.

O Acarajé na madeira ficou conhecido também no meio artístico, sendo prato destaque em eventos e celebrações de alguns artistas baianos. O serviço pode ser contratado para eventos privados, através do (71) 99936-7572. Acompanhe as novidades pelo instagram @casadonaero

Ver essa foto no Instagram
Era Uma Vez…Brasil Estudantes de Camaçari e Mata de São João vivenciam história da Independência da Bahia em projeto de imersão cultural
Rito Cívico Mata de São João abre celebrações do 2 de Julho com revezamento do Fogo Simbólico
3 e 4 de julho Ceia Profética 2026 chega à 2ª edição e deve reunir milhares de fiéis em Praia do Forte
Nesta terça (30) Mais de 100 atletas participam do revezamento do Fogo Simbólico do 2 de Julho em Mata de São João
Mata de São João Prefeito Bira faz balanço positivo do São João de Mata e destaca organização da cidade
Mata de São João BPATAMO apreende drogas, simulacro de arma e prende suspeito durante ação em Curralinho