Líder de queixas em Mata de São João, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. continuará ofertando os serviços de fornecimento de água e esgotamento sanitário na cidade. Em entrevista no Programa É do Povo, o prefeito João Gualberto (PSDB) afirmou que a renovação do contrato apresenta várias exigências impostas pela prefeitura, como restituição financeira ao município, meta de 90% de esgotamento sanitário e 99% fornecimento de água potável, entre outros investimentos.
“Nós fizemos a negociação, que foi a melhor possível para o município. Essa briga também mostrou para a Embasa que Mata de São João é um município diferente, que briga pelo direito da população e que vamos receber tudo que o município gastou ao longo desses anos com implantação de rede de esgoto e fornecimento de água. Vamos receber R$ 17,9 milhões. A Embasa vai pagar todo esse dinheiro ao município, além do mais teremos 3% sob o faturamento líquido. A Embasa vai adiantar R$ 3 milhões, agora, que vai servir para a construção da Estação de reciclagem, compostagem e adubo”, afirma Gualberto.
De acordo com o prefeito, a Embasa assume a responsabilidade de operação do serviço de abastecimento de água na zona rural. “Onde nós temos mais problemas, como a Vila de Camaçari, Pitanga, entre outras, a partir de junho de 2022, a Embasa assume o serviço de fornecer água tratada de qualidade. A Embasa se compromete até junho de 2024 com esgotamento sanitário de Amado Bahia”, afirma João.
A renovação expirou em 2017, mas foi prorrogado automaticamente no município. Nesta quarta-feira (08), o prefeito assina um novo contrato de renovação. “Já passaram quatro anos em que o contrato foi prorrogado automaticamente, outra discussão que nós víamos trabalhando para a elaboração de outro contrato, pois o antigo era precário”, comenta.
Assista na íntegra a entrevista:
Mata de São João Incêndio em área de vegetação assusta moradores no distrito de Amado Bahia
Oportunidade Processo Seletivo de Mata de São João convoca classificados para entrevistas
Inclusão CAEE promove manhã de teatro e atividades lúdicas para crianças em Mata de São João
Esporte Aquático Atleta de Mata de São João faz história e conquista título geral do Molokabra 2026
Oportunidades SineBahia oferece 71 vagas de emprego em Mata de São João nesta quinta (8)
Saúde Hospital de Mata de São João realizou mais de 2.200 mamografias de janeiro a setembro