Quarta, 19 de Janeiro de 2022 16:17
(71) 99663.6360
Mata de São João Verão Consciente

Prefeitura de Mata inicia ação de conscientização ambiental nas praias

Verão Consciente visa diminuir os impactos ambientais nos recifes de coral e nas praias e tornar as atividades turísticas mais sustentáveis

09/01/2022 21h02
Por: Keila Abreu Fonte: Ascom
Reprodução/ Desconhecida
Reprodução/ Desconhecida

Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SEDUR) de Mata de São João iniciaram neste final de semana, na Praia do Forte, o projeto Verão Consciente. O programa, que segue até março, promoverá ações de educação ambiental, com foco na preservação dos recifes de coral e no descarte adequado de resíduos, com prestadores de serviços turísticos e com o público em geral. 

 

As ações acontecerão todos os finais de semana e quem quiser participar é só se inscrever gratuitamente, pelo formulário digital https://forms.gle/ZvG2DmYBnhuTHbS67

 

No primeiro dia do Verão Consciente, os técnicos da SEDUR começaram a traçar diagnósticos sobre os agentes que trabalham nas praias e sobre os impactos ambientais de atividades como mergulho e venda de alimentos e bebidas.

 

Em seguida começa o trabalho de orientação sobre a alimentação dos peixes, sobre as rotas preferenciais para evitar o pisoteamento dos recifes de corais e sobre os descartes dos resíduos nas praias. As equipes da SEDUR vão se revezar na apresentação de práticas que diminuam os impactos nas areias e nos recifes e vão tornar turismo local mais sustentável na região.

 

O biólogo da SEDUR, Philipe Souza explica que o trabalho concentra inicialmente na Praia do Forte, porque é onde os recifes estão localizados no Município.  “Estamos monitorando os recifes de corais para reduzir o pisoteamento. A redução da alimentação aos peixes também é importante, pois quando é alimentada uma só espécie, termina acontecendo desequilíbrio no ecossistema dos corais”, explica.

 

Ação bem-vinda - Pioneiro na atividade de mergulho da Praia do Forte há cerca de 30 anos, Cosme Tavares ficou entusiasmado com a proposta do Verão Consciente. Após conversa com o biólogo Philipe Souz e com o engenheiro sanitarista Ion Costa, ele se colocou como multiplicador da ação.

 

“Achei muito legal. Show de bola. Lógico que vão te muitas mudanças. Tem coisas que fazemos para deixar o cliente mais satisfeito, porém que desagrada um pouco a natureza. São costumes que teremos que rever e colocar nos seus devidos lugares”, comenta Tavares.

 

“O turista vai ter que entender essas mudanças e obedecerem. Creio que outros prestadores de serviços também vão entender e aderir, porque é um propósito para todos. Para que nossos netos amanhã possam também curtir essa natureza”, garante o mergulhador. “Achei massa. Vamos trabalhando para ver onde vamos chegar. Tudo é questão de diálogo”, acredita.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Dias d'Ávila - BA
Atualizado às 16h15 - Fonte: Climatempo
31°
Pancada de chuva

Mín. 25° Máx. 32°

35° Sensação
22.1 km/h Vento
59.8% Umidade do ar
67% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (20/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (21/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Sol e Chuva