Durante a 5ª Sessão Ordinária do Primeiro Período Legislativo, realizada nesta terça-feira (08), Dia Internacional da Mulher, foi aprovada a Resolução 001/2022, de autoria da Mesa Diretora, que cria a Comissão Permanente de Políticas Públicas para as Mulheres.
A sessão foi iniciada pelo presidente da Casa legislativa, vereador Neném de Dadinho (DEM) que falou sobre a importância das mulheres nas diversas esferas da sociedade. Quebrando o protocolo, o presidente parabenizou as servidoras da Câmara Matense e todas as mulheres da cidade.
A vereadora Simone Prado (PSDB), única representante feminina do legislativo municipal, recebeu uma homenagem especial do presidente e foi presenteada com flores. "Ela simboliza a conquista de mulheres que lutam para ocupar espaços de poder, e inspira outras meninas e mulheres a trilharem os caminhos da política, porque essa representatividade importa", reforçou Neném de Dadinho.
"Realmente precisamos buscar um espaço maior na sociedade, na política. Sou a única mulher desta Casa e é muito gratificante ocupar este lugar. Gostaria de homenagear as mulheres de Mata de São João, as mulheres anônimas, que têm rotinas sacrificantes e muitas vezes são invisíveis. Declaro meu carinho e admiração por todas elas", reiterou Simone Prado.
Também foi lido o Projeto de Lei 009/2022 que altera a Lei 730/2018 que atualiza a nomenclatura da SEPLAN (Secretaria Municipal de Planejamento) passando a denominar-se SEDUR (Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente, e a SECULT (Secretaria de Cultura e Turismo) passando a denominar-se SETUR (Secretaria de Turismo).
Ordem do Dia
Aprovado por unanimidade, o Projeto de Resolução 001/2022 altera o Regimento Interno da Câmara de Mata de São João, criando a Comissão Permanente de Políticas Públicas para as Mulheres, com o objetivo de pesquisar, promover, estudar e defender os direitos das mulheres.
O estabelecimento da comissão é um marco na Casa Legislativa, ressaltando o respeito e atenção que as mulheres matenses precisam. A nova comissão estabelece os eixos temáticos, como a formulação de proposições inerentes aos direitos das mulheres matenses,combate à discriminação e ao preconceito, fiscalização e acompanhamento de programas e políticas governamentais relativos a política de assistência as mulheres, realização nas temáticas e atuação conjunta com os conselhos municipais, na defesa dos interesses das mulheres.
Entrega de Moção
Integrantes da Irmandade do Bonfim receberam a Moção de Aplausos 002/2022, de autoria do Vereador Ruan de Mundinho (PT), pela realização da Novena da Festa e a missa festiva de encerramento, mantendo a tradição, aprovada na sessão passada.
Todos os edis da Casa homenagearam as mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher durante a sessão, e destacaram o importante papel desempenhado pela vereadora Simone Prado como representante feminina da Casa.
Entre as indicações algumas foram direcionada para mulheres como a solicitação de Criação do Centro de Referência ao atendimento da mulher; Disposição de doulas do acompanhamento de gestantes na maternidade, do vereador Ruan de Mundinho (PT) e prioridade no acesso a programas habitacionais para mulheres vítimas de violência, do vereador Marcus Theófilo (DEM).
Mata de São João Incêndio em área de vegetação assusta moradores no distrito de Amado Bahia
Oportunidade Processo Seletivo de Mata de São João convoca classificados para entrevistas
Inclusão CAEE promove manhã de teatro e atividades lúdicas para crianças em Mata de São João
Esporte Aquático Atleta de Mata de São João faz história e conquista título geral do Molokabra 2026
Oportunidades SineBahia oferece 71 vagas de emprego em Mata de São João nesta quinta (8)
Saúde Hospital de Mata de São João realizou mais de 2.200 mamografias de janeiro a setembro