Terça, 16 de Julho de 2024 05:42
(71) 99663.6360
Geral Fred Tognin

Hoje é comemorado o dia Dia Mundial da Água!

Compartilhe nosso artigo em sua rede social ou envie via WhatsApp

22/03/2022 13h27
Por: Keila Abreu Fonte: Fred Tognin
Reprodução/Desconhecida
Reprodução/Desconhecida

Esta data foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, e passou a ser comemorada em 1993. Nessa reunião, foi elaborada a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos que muita gente desconhece, inclusive.

São eles:

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;

2 - A água é a seiva do nosso planeta;

3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7 - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;

8 - A utilização da água implica respeito à lei;

9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

MoPovo, a cada ano, um novo tema é escolhido e, em 2022, comemoramos “Águas subterrâneas: Tornando o invisível visível”. E, embora escondidas sob os nossos pés, as águas subterrâneas enriquecem as nossas vidas, apoiando o abastecimento de água potável, sistemas de saneamento, agricultura, indústria e ecossistemas. 

Muito ouvimos que o nosso planeta é feito de água, certo? Mas apesar disso tudo, que é verdade, apenas 0,77% está disponível para o consumo humano e, ainda, não está distribuída igualmente por todo o território mundial. Em virtude dessa desigualdade de distribuição, em várias regiões do planeta, ocorrem verdadeiros conflitos por água. Acreditam que, de acordo com os últimos levantamentos da ONU, 1 a cada 3 pessoas não tem acesso à água? E, para piorar o cenário, nos lugares que têm um pouco mais de abundância de água, muitas pessoas ainda a poluem, tornando-a imprópria para o uso humano. Triste cenário!  

Agora uma pergunta importante: Você quer viver mais quanto tempo? 

"Cê ta ligado" que para ter mais tempo de vida, precisaremos mudar o nosso comportamento e usar a água de forma racional, né?!!! Pense, repense e mude!!!   

Até o próximo mês.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fred Rios Tognin
Sobre Fred Rios Tognin
Fred Rios Tognin, é pai, ativista de adoção tardia e inter-racial e especial. É casado e tem uma família pluriparental de cinco pessoas que se amam e se cuidam . Escreve uma vez por mês!
Mata de São João, BA
Atualizado às 02h49
24°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 28°

25° Sensação
0.36 km/h Vento
94% Umidade do ar
100% (5.65mm) Chance de chuva
Amanhã (17/07)

Mín. 18° Máx. 27°

Tempo nublado
Amanhã (18/07)

Mín. 19° Máx. 27°

Chuvas esparsas