O prefeito de Mata de São João, João Gualberto, (PSDB) em participação ao Programa É do Povo fez uma avaliação da educação na Bahia e a falta de investimento do governo na segurança pública. A entrevista ocorreu na manhã desta quarta-feira (27) e contou com a interação de ouvintes e leitores do Mais Região.
De acordo com João, o PT é o culpado ela educação na Bahia, que hoje é considerada a pior do Brasil, segundo o IDEB. “Mostre onde tem escola boa do Estado. Dias d’Ávila, Mata de São João e Pojuca têm? Quando o PT entrou no governo o que se imaginava, com o discurso que ele tinha, é que iria mudar a realidade do estado. O que melhorou? Gerou empregos? Melhorou a segurança pública? Melhorou a educação? Não! E ainda tem a cara de pau de colocar o secretário de Educação que tem a pior educação do Brasil como candidato a governador. Ele não é o culpado pela Educação na Bahia, quem é o culpado é o PT que não fez nada pela educação dos jovens durante 16 anos”, conclui.
Declaração de Rui
Na oportunidade, João opinou sobre a declaração do governador Rui Costa, no qual afirma que o tráfico é um tipo de crime movimenta bilhões de dólares ao redor do mundo e, emprega muitos jovens, que acabam sendo atraídos para a atividade criminal mesmo com idades muito baixas.
Para o gestor municipal, a declaração do governador foi irresponsável e tem duplo sentido. “Eu ouvi a declaração, mas não entendi bem o que ele quis dizer... Essa declaração tem duplo sentido. É uma coisa boa porque está empregando jovens? Eu não acredito que ele queira dizer isso. O tráfico de drogas e os jovens e crianças que começam cedo terminam mortos, a grande maioria esmagadora. Ninguém vai progredir vendendo tóxico”, explica Gualberto.
Segurança
Durante a entrevista, o prefeito voltou a falar sobre a ausência de investimentos do estado na segurança em Mata de São João e que a prefeitura contribui como pode para manter as forças policiais operando. “Nós temos várias despesas pagas pela prefeitura. O comandante da polícia tem um apartamento pago pela prefeitura que a prefeitura não poderá mais pagar. Temos funcionários, combustível, alimentação dos custodiados pagos pela prefeitura, uma obrigação do estado, mas a prefeitura faz para não deixar a cidade ao léu”, justifica.
Mata de São João Incêndio em área de vegetação assusta moradores no distrito de Amado Bahia
Oportunidade Processo Seletivo de Mata de São João convoca classificados para entrevistas
Inclusão CAEE promove manhã de teatro e atividades lúdicas para crianças em Mata de São João
Esporte Aquático Atleta de Mata de São João faz história e conquista título geral do Molokabra 2026
Oportunidades SineBahia oferece 71 vagas de emprego em Mata de São João nesta quinta (8)
Saúde Hospital de Mata de São João realizou mais de 2.200 mamografias de janeiro a setembro