O prefeito João Gualberto afirmou durante participação no Programa É do Povo, nesta quarta-feira (11), que planeja isentar do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) os proprietários de imóveis e estabelecimentos comerciais de Mata de São João. A isenção ficará restrita à sede do município, que segundo Gualberto representa menos de 1% do valor arrecadado anualmente.
“Os maiores contribuintes do IPTU do município são os condomínios de Praia do Forte. A sede de Mata de São João representa menos de 1% de todo o município. Praia do Forte é 70% do valor arrecadado. Estamos pensando seriamente de isentar todo IPTU na sede, porque o custo para cobrar é muito alto e por outro lado fazer um incentivo para que as pessoas se instale aqui no comércio de Mata de São João”, ressalta o prefeito.
Em contrapartida, João espera que o município atraia comerciantes para instalação de empreendimentos na sede. “No caso das residências queremos uma contrapartida que o proprietário faça a calçada, não deixe entulho na porta de casa entre outras melhorias. Já o comércio, que gere mais emprego”, explica.
De acordo com Gualberto, na sede mais de 60% das residências foram isentas do tributo.
A prefeitura estuda elaborar a proposta da isenção do IPTU ainda este ano.
Assista o trecho da entrevista:
Mín. 23° Máx. 31°
Mín. 23° Máx. 28°
Sol e ChuvaMín. 24° Máx. 28°
Sol e Chuva