Mata de São João será a primeira cidade a receber a Ordenha Robotizada que produzirá 5 mil litros de leite por dia. A novidade foi anunciada pela secretária de Agricultura, Adriana Nunes durante entrevista na manhã desta sexta-feira (22), no Programa É do Povo.
“Nós temos um produtor aqui no município que está investindo numa estrutura para a criação de vaca leiteira que vai produzir 5 mil litros de leite por dia. Será a primeira Ordenha Robotizada do Norte/ Nordeste. A tecnologia vai aumentar a produção e ajudar bastante”, destaca.
Na oportunidade, a secretária explicou a importância da tecnologia na produção do leite. “O processo de retirada de leite manual é muito difícil, todos os produtores falam sobre a mão de obra, que dificulta, por que nem todo mundo quer ter esse trabalho manual, que é cansativo e demorado. Quando você instala uma tecnologia dessa avançamos muito”, comenta.
A previsão é que em 2023 a estrutura já esteja funcionando na cidade. “Todo processo legal e de estrutura já está sendo montado e acredito que no próximo ano tudo estará pronto”, afirma.
Ordenha robotizada
O sistema robotizado é comandado por um computador que controla o funcionamento ambiente como acender as luzes, ventiladores, acionar a limpeza do piso e o manejo da ordenhadeira. Assim que concluído o manejo, o leite é encaminhado ao tanque de resfriamento. A tecnologia da robotização permite que o produtor se concentre nas tarefas de gerenciamento da fazenda, avaliando os índices do seu rebanho e pensando em melhorias.
Assim que a vaca é identificada pelo sistema, o processo de ordenha é iniciado. O cocho do alimento é ajustado automaticamente de acordo com o tamanho de cada vaca, a intenção é que o animal fique o mais confortável possível dentro da ordenhadeira. O alimentador fornece a quantidade certa conforme a necessidade de cada animal, pois o sistema identifica as porções de alimento certas através do número de cada animal registrado no sistema. Antes da ordenha é realizada a limpeza de cada teto individualmente, utilizando uma teteira automática de limpeza. O braço robótico garante detecção precisa e rápida dos tetos, é eficiente, silencioso e muito resistente e se adapta a tetos de tamanhos e formatos diferentes. Um laser identifica o local exato que cada teteira deve ser colocada. No final do processo, o leite é enviado para o tanque de resfriamento, o animal é liberado e todo o equipamento é limpo automaticamente.
Assista a entrevista:
Mata de São João Incêndio em área de vegetação assusta moradores no distrito de Amado Bahia
Oportunidade Processo Seletivo de Mata de São João convoca classificados para entrevistas
Inclusão CAEE promove manhã de teatro e atividades lúdicas para crianças em Mata de São João
Esporte Aquático Atleta de Mata de São João faz história e conquista título geral do Molokabra 2026
Oportunidades SineBahia oferece 71 vagas de emprego em Mata de São João nesta quinta (8)
Saúde Hospital de Mata de São João realizou mais de 2.200 mamografias de janeiro a setembro