Quarta, 16 de Outubro de 2024 05:04
(71) 99663.6360
Geral Landis Vinicius

Nossas conexões virtuais intensificaram-se. Mas, e as naturais?

Compartilhe nosso artigo em sua rede social ou envie via WhatsApp

23/02/2023 10h07
Por: Keila Abreu Fonte: Landis Vinicius
Reprodução/Desconhecida
Reprodução/Desconhecida

O assunto de tecnologia digital que mais se falou nas últimas semanas foi sobre os chatbots de Inteligência Artifical (IA). Estes chatbots são plataformas online desenvolvidas como modelos de linguagem natural, treinados com grandes quantidades de dados, textos e conversas, e com a capacidade de gerar respostas e diálogos naturais em uma variedade de tópicos.

Destas plataformas, o Chat GPT (https://chat.openai.com/) foi o que ganhou maior notoriedade. O Chat GPT é capaz de responder a perguntas, fornecer informações, criar poemas, gerar textos e até mesmo manter conversas sobre uma ampla gama de assuntos.

Assistindo alguns programas, e lendo sobre, em vários momentos me peguei pensando sobre o quanto a automação já faz parte de nossa realidade, desde robôs que limpam a casa até carros que dirigem sozinhos, sendo que é inevitável que isso intensifique-se cada vez mais. Apesar de uma infinidade de facilidades sociais promovidas por esta mudança e evolução tecnológica, é fundamental mantermos conexões naturais, largamos por um tempo o celular, as redes sociais, o computador e estar em contato com a natureza, literalmente ‘desintoxicar do mundo digital’.

Com essa reflexão resolvi fazer a seguinte pergunta ao Chat GPT: Como as pessoas podem se conectar mais com a natureza?

A resposta gerada pela inteligência artificial foi:

“Existem várias maneiras pelas quais as pessoas podem se conectar mais com a natureza.        

Aqui estão algumas sugestões:

1. Passe mais tempo ao ar livre: passear em parques, trilhas ou simplesmente ficar em um ambiente natural pode ser uma forma simples e eficaz de se conectar com a natureza.

2. Pratique atividades ao ar livre: caminhar, acampar, andar de bicicleta, praticar esportes e outras atividades ao ar livre podem ajudar as pessoas a se sentirem mais próximas da natureza.

3. Faça jardinagem: cuidar de plantas em um jardim pode ser uma maneira muito relaxante e gratificante de se conectar com a natureza.

4. Pratique mindfulness: a prática da atenção plena, como a meditação, pode ajudar as pessoas a se concentrarem no momento presente e a se conectarem mais com o ambiente ao seu redor.

5. Aprenda sobre a natureza: ler sobre a natureza, assistir a documentários e programas de televisão sobre o tema e participar de passeios com guias especializados são maneiras de aumentar o conhecimento sobre a natureza e apreciar ainda mais a sua beleza.

Essas são apenas algumas sugestões. A ideia é que as pessoas encontrem atividades e maneiras de se conectar com a natureza que sejam adequadas às suas preferências e estilo de vida, de modo que a conexão com a natureza possa ser uma parte regular e significativa de suas vidas.”

Eu não sei dizer em que velocidade a automação tecnológica irá evoluir, mas ela irá. Não creio que máquinas treinadas sejam capazes de se rebelar contra a humanidade, isso é coisa de livros e filmes de ficção científica. Ainda assim, reconheço que o estudo de inteligências artificiais é surpreendente (apesar de ainda ter muito a melhorar). Neste ponto é interessante ver que nosso modo de viver está cada vez mais atrelado ao mundo tecnológico.

Já não é possível imaginar um futuro em que não tenhamos uma gama de itens ‘inteligentes’ presente nos mais diversos setores da sociedade, seja resolvendo tarefas domésticas, seja auxiliando na tomada de decisões empresariais. Entretanto, devemos lembrar que somos apenas mais uma espécie compartilhando um planeta incrível, repleto de vida, de belezas naturais, que nos revigoram, estimulam e despertam sentimentos de pertencimento ambiental coletivo, e isso ocorre de uma maneira que os ambientes virtuais não são capazes de reproduzir.

Por isso, devemos sim aproveitar os avanços tecnológicos, mas lembrando que a conexão mais importante é com o mundo ao nosso redor.

E você, o que acha? A tecnologia está nos afastando da natureza?  é possível aproveitar  o mundo digital sem perder a essência natural? Ou pior, seremos dominados pelas máquinas?

Um abraço e até a próxima

Landis ;)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
 Landis Vinicius
Sobre Landis Vinicius
Landis Vinicius é engenheiro ambiental, sanitarista, estudante de ciências biológicas e especialista em ecologia. Apaixonado por tudo que envolve a natureza e meio ambiente, trabalha com conservação de tartarugas. Escreve uma vez por mês.
Mata de São João, BA
Atualizado às 02h04
21°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 29°

22° Sensação
0.21 km/h Vento
96% Umidade do ar
100% (8.26mm) Chance de chuva
Amanhã (17/10)

Mín. 21° Máx. 29°

Tempo nublado
Amanhã (18/10)

Mín. 20° Máx. 30°

Tempo nublado