Quarta, 16 de Outubro de 2024 03:18
(71) 99663.6360
Geral O tempo que levamos

O tempo que levamos para agir

Compartilhe nosso artigo em sua rede social ou envie via WhatsApp

25/01/2024 13h08
Por: Fonte: Landis Vinicius
Reprodução
Reprodução

Prezados leitores,

Peço desculpas pela minha ausência nas últimas duas edições desta coluna, que busca trazer reflexões acerca do nosso relacionamento com o meio ambiente. Assim como a natureza, que demanda nosso cuidado e atenção constantes, também me vejo comprometido a manter este diálogo mensal. Àqueles que aguardavam novas divagações, agradeço a paciência.

Neste período de silêncio, nossa planeta continuou a enfrentar os desafios alarmantes que tanto enfatizei nos últimos meses de 2023. As mudanças climáticas persistem como uma ameaça palpável, e os sinais são inegáveis. Eventos climáticos extremos, perda de biodiversidade e a elevação do nível do mar são alertas urgentes para a ação imediata.

O atraso na minha contribuição mensal não foi por falta de reconhecimento dessas questões cruciais. Pelo contrário, foi uma pausa de produção textual mas não de reflexões sobre a magnitude dos desafios que enfrentamos. E nestes pensamentos entendi que da mesma maneira que fui postergando estas linhas, nós, como um humanidade, vamos postergando as ações urgentes que o tempo exige, percebo que, assim como a natureza, a humanidade tem sua própria inércia a superar.

Uma piada que circula nos bastidores da cabeça deste que vos escreve é que:  "A humanidade demorou mais para agir do que eu para escrever esta coluna." Embora a graça esteja na leveza do comentário, é crucial reconhecer que não podemos permitir que nossas ações se assemelhem à procrastinação humorística. Já passou, e muito, da hora de revermos nossas ações cotidianas, nossa maneira de produzir e consumir, bem como de nos percebermos como parte de um ecossistema coletivo.

Enquanto lamento a interrupção desta conversa mensal, comprometo-me a retomar com mais vigor, ciente de que a urgência do tema exige nossa atenção. Vamos nos unir para superar a inércia e abraçar mudanças significativas. Nosso planeta, e todos nós, dependemos disso.

 Agradeço se você leu até aqui, um grande abraço

Até nosso próximo encontro.

 

Landis ;)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
 Landis Vinicius
Sobre Landis Vinicius
Landis Vinicius é engenheiro ambiental, sanitarista, estudante de ciências biológicas e especialista em ecologia. Apaixonado por tudo que envolve a natureza e meio ambiente, trabalha com conservação de tartarugas. Escreve uma vez por mês.
Mata de São João, BA
Atualizado às 02h04
21°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 29°

22° Sensação
0.21 km/h Vento
96% Umidade do ar
100% (8.26mm) Chance de chuva
Amanhã (17/10)

Mín. 21° Máx. 29°

Tempo nublado
Amanhã (18/10)

Mín. 20° Máx. 30°

Tempo nublado