A Escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé, na grande São Paulo, retratará na avenida em 2024 a história de Mata de São João, município baiano, contando desde o povoamento dos indígenas e a colonização portuguesa até os dias atuais.
A notícia foi recebida, nesta semana, com muita animação pelo secretário de Turismo, Alexandre Rossi, que acredita ser uma oportunidade de reverberar a cultura da cidade e tornar ainda mais conhecido o litoral que tanto atrai turistas e visitantes de várias partes do mundo.
“Um amigo contou a história de Mata de São João ao presidente da Tatuapé, sobre a nossa cultura, Praia do Forte, Imbassai e ele ficou encantado. Me ligou já com projeto escrito sobre Mata de São João e já veio ao nosso litoral. As escolas de sambas podem se beneficiar da Lei de incentivo da Rouanet e estamos correndo atrás desses patrocinadores”, afirma Alexandre Rossi em participação ao Programa É do Povo.
Neste domingo (23) foi lançado o tema do enredo da Escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé.
Sobre Acadêmicos do Tatuapé
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé é uma escola de samba da Zona Leste da cidade de São Paulo. A escola foi criada em 1952, com o nome de Unidos de Vila Santa Isabel, em 1964, com a mudança de sua sede para a Rua Antonio de Barros, passou a chamar-se Acadêmicos do Tatuapé. Atualmente a Tatuapé está sediada na Rua Melo Peixoto, no bairro de mesmo nome.
A Acadêmicos do Tatuapé contribuiu muito para a divulgação do samba em São Paulo, armando rodas de samba na Praça da Sé, sua bateria era muito respeitada e acompanhava bem os sambas que Mano Décio cifrava em sua viola que tinha quatro cordas a menos para ficar mais próxima do efeito de percussão. A escola é intitulada com a frase "O Tatu que Anda também Samba..Viva o Bairro do Tatuapé!"
Assista o trecho da participação de Rossi no É do Povo:
Era Uma Vez…Brasil Estudantes de Camaçari e Mata de São João vivenciam história da Independência da Bahia em projeto de imersão cultural
Rito Cívico Mata de São João abre celebrações do 2 de Julho com revezamento do Fogo Simbólico
3 e 4 de julho Ceia Profética 2026 chega à 2ª edição e deve reunir milhares de fiéis em Praia do Forte
Nesta terça (30) Mais de 100 atletas participam do revezamento do Fogo Simbólico do 2 de Julho em Mata de São João
Mata de São João Prefeito Bira faz balanço positivo do São João de Mata e destaca organização da cidade
Mata de São João BPATAMO apreende drogas, simulacro de arma e prende suspeito durante ação em Curralinho