Terça, 16 de Julho de 2024 05:17
(71) 99663.6360
Geral Fred Tognin

O medo de ser pai

Compartilhe nosso artigo em sua rede social ou envie via WhatsApp

04/05/2023 14h55 Atualizada há 1 ano
Por: Keila Abreu Fonte: Fred Tognin
Reprodução/Desconhecida
Reprodução/Desconhecida

Olá, amigos e amigas do Mais Região, tudo bem? 

Acham que nós, homens (cis ou trans) não temos medo de ser pai? Errado! Temos sim e está tudo bem!

Saibam que o medo de ser pai é uma emoção comum e que muitos de nós experimentamos esse sentimento quando nos aproximamos da chegada dos filhotes! Pode haver várias razões pelas quais podemos sentir esse medo, incluindo preocupações com a capacidade de ser um bom pai, a possibilidade de não ser capaz de oferecer amor e atenção suficientes para o filho e, ainda, o impacto que a paternidade pode ter no estilo de vida e na relação de casal.

Podemos nos sentir despreparados para lidar com as responsabilidades, incluindo a financeira, e as mudanças no estilo de vida que a paternidade pode trazer. Podemos, ainda, temer não possuir habilidades suficientes para cuidar da criança, lidar com as birras e emoções infantis, orientar e educar o filho ou a filha. 

Temos preocupações sobre como a paternidade pode afetar o nosso relacionamento com o parceiro ou parceira, especialmente em relação ao tempo e energia que serão dedicados ao cuidado do filho. 

São muitos medos, mas é importante reconhecer que o medo de ser pai é NORMAL e pode ser superado com o tempo e a experiência. Conversar com outros pais, buscar orientação e apoio, e se preparar para a chegada do filhote, mediante aulas e livros, são estratégias que podem ajudar a aliviar essas preocupações e ajudar os novos pais a se sentirem mais confiantes em sua nova jornada.

É FUNDAMENTAL os pais entenderem: nós não estamos ajudando a nossa família a cuidar do filho ou filha; é NOSSO DEVER COMPARTILHAR TODAS AS RESPONSABILIDADES. NÃO É AJUDA, É OBRIGAÇÃO!

Beijos e até o próximo mês!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fred Rios Tognin
Sobre Fred Rios Tognin
Fred Rios Tognin, é pai, ativista de adoção tardia e inter-racial e especial. É casado e tem uma família pluriparental de cinco pessoas que se amam e se cuidam . Escreve uma vez por mês!
Mata de São João, BA
Atualizado às 02h49
24°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 28°

25° Sensação
0.36 km/h Vento
94% Umidade do ar
100% (5.65mm) Chance de chuva
Amanhã (17/07)

Mín. 18° Máx. 27°

Tempo nublado
Amanhã (18/07)

Mín. 19° Máx. 27°

Chuvas esparsas