Olá, amigos e amigas do Mais Região, tudo bem?
Acham que nós, homens (cis ou trans) não temos medo de ser pai? Errado! Temos sim e está tudo bem!
Saibam que o medo de ser pai é uma emoção comum e que muitos de nós experimentamos esse sentimento quando nos aproximamos da chegada dos filhotes! Pode haver várias razões pelas quais podemos sentir esse medo, incluindo preocupações com a capacidade de ser um bom pai, a possibilidade de não ser capaz de oferecer amor e atenção suficientes para o filho e, ainda, o impacto que a paternidade pode ter no estilo de vida e na relação de casal.
Podemos nos sentir despreparados para lidar com as responsabilidades, incluindo a financeira, e as mudanças no estilo de vida que a paternidade pode trazer. Podemos, ainda, temer não possuir habilidades suficientes para cuidar da criança, lidar com as birras e emoções infantis, orientar e educar o filho ou a filha.
Temos preocupações sobre como a paternidade pode afetar o nosso relacionamento com o parceiro ou parceira, especialmente em relação ao tempo e energia que serão dedicados ao cuidado do filho.
São muitos medos, mas é importante reconhecer que o medo de ser pai é NORMAL e pode ser superado com o tempo e a experiência. Conversar com outros pais, buscar orientação e apoio, e se preparar para a chegada do filhote, mediante aulas e livros, são estratégias que podem ajudar a aliviar essas preocupações e ajudar os novos pais a se sentirem mais confiantes em sua nova jornada.
É FUNDAMENTAL os pais entenderem: nós não estamos ajudando a nossa família a cuidar do filho ou filha; é NOSSO DEVER COMPARTILHAR TODAS AS RESPONSABILIDADES. NÃO É AJUDA, É OBRIGAÇÃO!
Beijos e até o próximo mês!
Mín. 20° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 32°
Parcialmente nublado